Departamento de Física da UFPE promove colóquio amanhã (18)

Palestrante será o professor Paulo Pureur Neto (UFRGS)

O Departamento de Física da UFPE vai realizar um colóquio amanhã (18), às 16h, com o professor Paulo Pureur Neto, para discutir a temática das impressões de textura magnética no topo de avalanches de fluxo em heteroestruturas de filme fino Nb/ Al2O3/ Co. O evento acontecerá de forma virtual por meio da plataforma Google Meet.

Paulo Pureur possui graduação em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1975), mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1978) e doutorado em Sciences Physiques - Université Paris-Sud 11 (1984). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Supercondutividade, atuando principalmente nos seguintes temas: supercondutividade, magnetismo, condutividade elétrica, flutuações e flutuações termodinâmicas.

Resumo

Nós relatamos experiências da imagem lactente magneto-óptica, da magnetização e do magneto-transporte em heterostructures do filme fino de Nb/Al2O3/Co. Campos magnéticos de diferentes intensidades foram aplicados perpendicularmente ao plano do filme e levaram à penetração abrupta do fluxo na forma de avalanches dendríticas. Uma textura de magnetização é impressa na camada Co em perfeita coincidência com essas ramificações. Os domínios magnéticos que imitam os dendritos de fluxo são estáveis após a remoção do campo. Além disso, a textura magnética impressa permanece visível até a temperatura ambiente. Na região do campo - diagrama de temperatura onde as instabilidades de fluxo termomagnético são conhecidas por ocorrer em filmes de Nb único, saltos irregulares são observados na magnetoresistência, efeito Hall e histerese magnética. As imagens magneto-ópticas revelam que os dendritos magnéticos apresentam uma estrutura interna não trivial, que depende fundamentalmente do estado magnético anterior da amostra. Com base em simulações micromagnéticas e experimentos onde a orientação do campo é sequencialmente invertida, propomos uma interpretação para a estrutura observada das texturas magnéticas. Diante dos resultados obtidos, discutimos a possibilidade de se imprimir uma rede de texturas de spin não triviais, como skyrmions ou outras excitações quirais, na camada ferromagnética de heteroestruturas similares utilizando vórtices supercondutores.

Data da última modificação: 17/11/2022, 14:37