Pesquisadora da UFPE recebe prêmio Para Mulheres na Ciência voltado à igualdade de gênero na ciência

Cada uma das seis cientistas premiadas receberá da L'Oréal Brasil uma bolsa-auxílio de R$ 50 mil para continuidade dos estudos

Com informações da asessoria da ABC

A L'Oréal Brasil, em parceria com a Unesco no Brasil e a Academia Brasileira de Ciências (ABC), premiou, na quinta-feira (4), no Rio de Janeiro, sete pesquisadoras de destaque no país durante a cerimônia de premiação da 13ª edição do “Para Mulheres na Ciência”. A pesquisadora da UFPE Nathalia Bezerra de Lima foi uma das sete contempladas. A iniciativa, que visa à igualdade de gênero no ambiente científico, conferiu a cada uma das cientistas uma bolsa-auxílio de R$ 50 mil para continuidade dos estudos.

Foto: Ascom ABC

Nathalia (ao centro) é pesquisadora no Departamento de Química Fundamental

Nathalia de Lima, que atualmente é pesquisadora (faz pós-doutorado) do Departamento de Química Fundamental da UFPE, é a única ganhadora das regiões Norte e Nordeste. A pesquisa de Nathalia que foi contemplada tem como objetivo buscar possível aumento do prazo de validade do cimento para beneficiar a economia brasileira.

As outras cientistas vencedoras deste ano foram Fernanda Cruz, do Rio de Janeiro; Sabrina Lisboa e Luciana Lomonaco, de São Paulo; Angélica Vieira e Jaqueline Soares, de Minas Gerais; e Ethel Wilhelm, do Rio Grande do Sul. As pesquisadoras concorreram com mais 524 trabalhos inscritos na premiação.

Anualmente, são escolhidas pesquisas das áreas de Ciências da Vida, Química, Matemática e Física com potencial de encontrar soluções para importantes questões ambientais, econômicas e de saúde. A avaliação também considera a trajetória profissional das candidatas em suas áreas de atuação.

CURRÍCULO – Nathalia fez bacharelado em Química pela UFPE (2010), mestrado em Química pela UFPE (2012) e doutorado em Química também pela UFPE (2015). Tem experiência nas áreas de Química Inorgânica e de Química Teórica/Computacional, com ênfase em compostos de coordenação e em complexos de ligação de hidrogênio. Atualmente, seus principais interesses incluem a elucidação de mecanismos químicos envolvidos nas etapas de preparação de materiais da construção civil, em especial, materiais de cimento, argamassa e concreto. Seus interesses atuais também incluem o design e a síntese de complexos de íons lantanídeos altamente luminescentes.

Foi cotutora do grupo PET-Química da UFPE de abril de 2014 a dezembro de 2015, onde realizou várias atividades de extensão em conjunto com alunos de graduação dos cursos de Bacharelado em Química e Licenciatura em Química do Departamento de Química Fundamental da UFPE. Obteve 11 prêmios em conferências científicas, dentre estes oito como orientadora de alunos de graduação.

Data da última modificação: 09/10/2018, 14:43