Programação Programação

Voltar

Propesqi realiza o 30° Conic, o 14° Coniti e o 11° Enic, de 22 a 24 deste mês

O maior evento institucional da Universidade ocorrerá de forma presencial, no Complexo de Convenções, Eventos e Entretenimento da UFPE

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesqi) da UFPE divulga a realização do maior evento institucional da Universidade, voltado para a Iniciação à Pesquisa Científica e ao Desenvolvimento Tecnológico, que ocorrerá de forma presencial de 22 a 24 deste mês, no Complexo de Convenções, Eventos e Entretenimento da UFPE, intitulado “30° Congresso de Iniciação Científica (30° Conic), 14° Congresso de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (14° Coniti) e 11° Encontro de Iniciação Científica do Ensino Médio da UFPE (11° Enic)”.

O evento tem como título “30 anos de Ciência e Tecnologia para Transformação Social”, é totalmente gratuito e tem como objetivo apresentar ao público em geral os projetos/produtos de pesquisa realizados por todos os programas institucionais de iniciação científica e desenvolvimento tecnológico que foram desenvolvidos na UFPE em 2021-2022 nas diferentes áreas de conhecimento.

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) foi iniciado em 1988 pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Anteriormente, as solicitações eram feitas diretamente ao CNPq pelo pesquisador orientador através de editais nacionais. Em 1991, o Pibic foi implantado na UFPE lançando seu primeiro edital institucional visando promover a iniciação do estudante de graduação na produção do conhecimento, sob a orientação de professor pesquisador e buscando fomento nacional através do CNPq para aporte de bolsas. De 1991 a 2022, houve cerca de 29 mil inscrições para este programa, tendo uma média anual dos últimos cinco anos de 1.200 inscrições nas oito macroáreas descritas pelo CNPq. Na edição de 2021/22, contou-se com 1.025 inscrições.

A previsão de participantes para o ano de 2023 é de mais de 1 mil  estudantes/apresentadores, pesquisadores orientadores e/ou profissionais congressistas. A programação contará com cerimônia de abertura, bate-papo sobre inovação, minicursos, mostras científicas em diferentes áreas (esporte paralímpico, realidade virtual, ciência móvel), momento cultural, momento sobre o programa Futuras Cientistas: equidade de gênero na ciência; bem como a apresentação de, aproximadamente, mil trabalhos científicos e/ou tecnológicos na forma de pôster e apresentações orais.

Estão abertas inscrições para monitores (estudantes de graduação), para membros de comissão científica (pós-graduandos) e para inscrição de resumos de trabalhos (até o dia 14 de março), que, caso selecionados, participarão dos Anais do evento. Os formulários de inscrição se encontram no site do evento

Mais informações
Iniciação Científica
(81) 2126.7052

conic@ufpe.br

Data da última modificação: 17/03/2023, 17:58