Notícias Notícias

Voltar

Sistema Agroflorestal Experimental da UFPE participa de seminário sobre cidades e comunidades sustentáveis

Projeto utiliza tecnologias sustentáveis desenvolvidas por meio da Agroecologia e da Permacultura

O Sistema Agroflorestal Experimental (Safe) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), jardim ecopedagógico e laboratório vivo idealizado e plantado por alunos do Centro de Biociências, é uma das 14 iniciativas que serão apresentadas no Seminário Cidades e Comunidades Sustentáveis: Projetos da Agenda 2030 no Brasil, que acontece na quinta-feira (22), às 10h, via Zoom. O encontro é realizado pelo projeto Cultura e Desenvolvimento: Projetos Culturais e a Agenda 2030 do Observatório de Ciências, Comunicação e Cultura da Universidade do Minho, em Portugal. Os projetos se alinham ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis. 

De acordo com seus organizadores, o Safe nasceu a partir da necessidade de aplicação do conhecimento adquirido na Universidade e o fortalecimento de ações de ensino, pesquisa e extensão, com intuito de buscar soluções para os problemas socioambientais locais, regionais e globais, através de tecnologias sustentáveis desenvolvidas por meio da Agroecologia, da Permacultura e da Educação Ambiental Vivencial. “A vivência dessas experiências é singular na história do Centro de Biociências (CB) e faz parte de um movimento que também ocorre em outras universidades, comprovando o potencial social, acadêmico e econômico desse sistema”, explicam.

Os projetos brasileiros a serem apresentados no seminário são: Fazendinhando; Instituto Biorregional do Cerrado; Sistema Agroflorestal Experimental (Safe/UFPE) e Rede pela Transição Agroecológica; Agrovila Vertical Urbana; Hortas do Bem Comum; +MogiEcotietê; Projeto “Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS11) e o direito à cidade”; Ocupação Planaltina/Movimento dos Trabalhadores Sem Teto; Projeto InterCidadania; Revolução dos Baldinhos; Plano de Bairro Jardim Lapenna; Mandato Agroecológico – Vereador Marquito (Florianópolis, Santa Catarina); Serta – Serviço de Tecnologia Alternativa; e Construção de Usinas Fotovoltaicas Urbanas.

Data da última modificação: 20/07/2021, 19:27

Contatos Contatos

Centro de Biociências (CB)
(81) 2126.8840 /2126.8358 Fax: (81) 2126.8350

Localização Localização