Notícias Notícias

Voltar

Manual orienta cientistas para colaboração e divulgação científica durante pandemia

Cartilha é produzida pelo INCTEthnobio e Laboratório de Ecologia e Evolução de Sistemas Socioecológicos (LEA)

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Etnobiologia, Bioprospecção e Conservação da Natureza (INCTEthnobio) e o Laboratório de Ecologia e Evolução de Sistemas Socioecológicos (LEA) da UFPE lançam o Pequeno Manual para os Cientistas Viverem o Mundo Pós-Pandemia da Covid-19. A publicação tem como objetivo orientar e estimular pesquisadores em práticas de comunicação com a sociedade, colaboração e divulgação científica, compartilhamento de dados e relações de trabalho dentro dos laboratórios.

A iniciativa é conduzida pelo professor Ulysses Paulino, do Departamento de Botânica do Centro de Biociências (CB) da UFPE, coordenador-geral do INCTEthnobio. O pesquisador elaborou o material com a parceria da professora Michelle Jacob, do Departamento de Nutrição do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O trabalho também contou com a colaboração da pesquisadora de pós-doutorado do LEA, Ivanilda Feitosa, falecida em setembro e citada in memoriam.

“Esse manual é o terceiro de uma série que divulgamos nesse período de pandemia. Essa última cartilha tem como foco o público acadêmico. As demais publicações são voltadas para a sociedade em geral. A ideia é provocar uma reflexão sobre nosso comportamento nesse momento singular por que estamos passando”, explica Paulino. As outras duas cartilhas são “Pequeno Manual para Lidar com o Mundo Pós-Pandemia da Covid-19” e “Manual de Enfrentamento de Fake News em Tempos da Covid-19”. 

Paulino contextualiza: “O instituto visa investigar o padrão de uso dos recursos naturais em toda região do semiárido nordestino do Brasil, principalmente, com a finalidade de conhecer melhor os sistemas de saúde das populações locais e uso de plantas e animais nativos com finalidade médica. Esse é um dos aspectos da pesquisa. Outro aspecto é o trabalho de divulgação científica. Temos um site em que divulgamos todo os artigos científicos que são publicados e fazemos vídeos para divulgação no YouTube e no site. Essas cartilhas são materiais produzidos de divulgação científica por conta, especialmente, do momento que nós estamos vivendo da pandemia de Covid-19”.

INCTS – Os Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) são um dos maiores programas de incentivo à ciência brasileira e integra as ações do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Seu foco consiste na formação de redes de pesquisa; consolidação de parcerias institucionais; abordagem multidisciplinar em temas estratégicos para o país; formação e capacitação de recursos humanos altamente qualificados; e investimento a longo prazo.

Mais informações
Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Etnobiologia, Bioprospecção e Conservação da Natureza (INCTEthnobio)

coordenacao.inct@gmail.com

Data da última modificação: 16/09/2020, 18:35

Contatos Contatos

Centro de Biociências (CB)
(81) 2126.8840 /2126.8358 Fax: (81) 2126.8350

Localização Localização