Notícias Notícias

Voltar

EducaOcean seleciona três bolsistas

Podem concorrer alunos de Oceanografia e de Ciências Biológicas, e dos cursos de graduação dos Departamentos de Comunicação Social e de Ciência da Informação

O projeto de extensão “Estratégias Difusoras da Educação Ambiental Voltadas ao Impacto do Óleo” – EducaOcean – está selecionando três bolsistas Pibexc 2021, sendo duas vagas voltadas para estudantes dos cursos de Oceanografia e de Ciências Biológicas da UFPE que tenham cursado a disciplina de Estatística/Bioestatística, e uma voltada para estudantes dos cursos de graduação dos Departamentos de Comunicação Social e de Ciência da Informação a partir do 5º período.

Para concorrer à bolsa, os candidatos devem estar devidamente matriculados no período 2021.1 da UFPE e enviar uma carta motivacional, histórico escolar e comprovante de matrícula até o dia amanhã (6), para o e-mail do coordenador do projeto, professor Antonio Vicente Ferreira (antonio.vicente@ufpe.br), do Departamento de Oceanografia (Docean).

A carga horária de 12 horas semanais e a bolsa terá vigência de outubro de 2021 a março de 2022. Os candidatos não podem ser beneficiários de outras bolsas (com exceção de bolsas da Proaes). A divulgação do resultado será no dia 7 de agosto e o envio da documentação para a Proexc no dia 8 deste mês.

Resumo do projeto

No final de agosto de 2019, pequenos fragmentos de óleo cru começaram a surgir nas praias da Região Nordeste. Grandes manchas de óleo pesado começaram a atingir a costa poucas semanas depois, tornando-se o maior acidente de petróleo no país em termos de extensão. Em busca do cumprimento do papel extensionista das universidades no estabelecimento do processo educativo, cultural e científico capaz de viabilizar transformação na sociedade, o projeto se propõe a atuar junto à população no intuito de construir alternativas eficazes e sustentáveis para o enfrentamento de questões e problemáticas relacionadas ao derramamento de óleo no litoral nordestino. Através de atividades de divulgação científica para as comunidades atingidas pelo desastre do óleo, com informações passadas de forma simplificadas e útil ao cotidiano. Por meio da discussão e exposição de possíveis soluções, espera-se a difusão e mudança do pensamento coletivo, a respeito do convívio sustentável dentro da comunidade atingida.

Mais informações
Educa Ocean

projetoeducaocean@gmail.com

Data da última modificação: 05/10/2021, 18:02

Contatos Contatos

Centro de Biociências (CB)
(81) 2126.8840 /2126.8358 Fax: (81) 2126.8350

Localização Localização