Destaques do CAV Destaques do CAV

Voltar

Seleção de Bolsa Pós-Doutorado - Laboratório de Genética

As inscrições serão até 18h do dia 09/12/21.

 

Seleção de Bolsa Pós-Doutorado

Período 12 meses, início janeiro/2022

 

O Laboratório de Genética do Centro Acadêmico de Vitória (CAV) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) divulga a SELEÇÃO DE UM BOLSISTA DE PÓS-DOUTORADO, em atendimento ao Edital Propesqi nº 12/2021 - Edital Institucional de Apoio à Interiorização da Pesquisa.

 

A seleção da bolsa de pós-doutorado será direcionada ao desenvolvimento do projeto intitulado: Efeito da radiação natural sobre a diversidade, a radiorresistência e os atributos genéticos de populações da espécie-modelo Drosophila melanogaster (Insecta, Diptera). O candidato à bolsa deverá ser capaz de desenvolver com autonomia os seguintes objetivos específicos da proposta aprovada: a) realizar coletas e identificar taxonomicamente espécies de  drosofilídeos oriundos de locais com ocorrência natural da radiação em Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte; b) estabelecer cultivos de populações de Drosophila melanogaster em laboratório; c) avaliar e quantificar os efeitos genotóxicos da radiação natural, aplicando a metodologia do Ensaio cometa; d) determinar as taxas de radioatividade natural nos locais de estudo, por meio da exalação superficial de Radônio; e) avaliar o efeito da radiação natural sobre medidas dos atributos genéticos (fitness) das linhagens de estudo, executando experimentos de longevidade, fertilidade e velocidade de desenvolvimento; f) aplicar as análises estatísticas próprias a cada experimento; g) e redigir e submeter dois artigos científicos, resultado da sua pesquisa ao nível de pós-doutorado. Todas as atividades de pesquisa serão realizadas de forma presencial, em regime de 40h semanais, nas dependências do Laboratório de Genética, situado no CAV-UFPE, em Vitória de Santo Antão, Pernambuco.

Os candidatos deverão submeter uma carta de intenção, destacando aspectos de sua produção e experiência científica com Drosophila melanogaster e/ou outras espécies, assim como o endereço para acessar seu curriculo lattes (https://lattes.cnpq.br/) para que a produção científica seja avaliada.

Serão considerados os projetos desenvolvidos ao nível PIBIC, Mestrado e Doutorado do candidato(a) e os artigos publicados no tema da bolsa, além da participação em orientações/coorientações, bancas, e projetos de pesquisa em desenvolvimento, financiados por agências de fomento.

Os interessados deverão enviar as propostas para o e-mail: labgenetica.cav@ufpe.br  aos cuidados da Dra. Claudia Rohde, de 01/12 até o dia 09 de dezembro de 2021, às 18h. O resultado da seleção será divulgado no dia 10/12/2021, e encaminhado ao e-mail dos interessados.

 

Mais informações: 

labgenetica.cav@ufpe.br

Divulgação em PDF.

 

Data da última modificação: 02/12/2021, 16:31