Destaques Destaques

Voltar

Sinfra e Laboratório da Paisagem fazem parceria para requalificação da nascente do Riacho do Cavouco

Na etapa atual da ação, estão sendo coletadas opiniões e sugestões dos usuários do campus e moradores do entorno, a partir de um questionário eletrônico

A Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) e o Laboratório da Paisagem do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFPE realizam parceria para a requalificação da nascente do Riacho do Cavouco, conhecida como “laguinho”, localizada no Campus Recife. Na etapa atual da ação conjunta, estão sendo coletadas opiniões e sugestões dos usuários do campus e moradores do entorno, a partir de um questionário eletrônico, que está aberto até o dia 25 deste mês.

O questionário integra a disciplina “Oficina 2A – Arquitetura da Paisagem”, da graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFPE, e foi organizado pelos estudantes com o objetivo de ouvir as pessoas que frequentam o local. Ministrada pelo professor Joelmir Marques junto com as professoras Lúcia Veras e Ana Raquel Santos de Meneses, com a colaboração de arquitetos da Diretoria de Planos e Projetos (DPP) da Sinfra, a disciplina visa a desenvolver estudos e propostas para requalificação da área do laguinho.

O conhecimento gerado na disciplina vai se unir aos estudos já desenvolvidos pela DPP/Sinfra e por uma comissão de professores e técnicos da Universidade. Segundo a coordenadora de Arquitetura da DPP, Ana Tereza Assis, existe um Estudo Preliminar para a área feito pela Sinfra. “Agora, com o levantamento topográfico e os estudos que estão em andamento pela comissão do laguinho, a DPP, junto com o Laboratório da Paisagem, pretende desenvolver um novo estudo mais consolidado, considerando todas as variáveis já identificadas e contando com a colaboração e o olhar dos paisagistas”, explica.

A requalificação da área se baseia em duas diretrizes fundamentais: a manutenção do lago cheio e a criação de espaços que proporcionem o convívio social. “Entendemos o campus como um espaço público e que, em 1973, foi pensado como parque pelo paisagista Roberto Burle Marx no momento em que elaborou o Plano Diretor. Retomar essa ideia de parque é de extrema importância tanto para a sustentabilidade do campus como para a cidade do Recife”, afirma o professor Joelmir Marques.

O local do laguinho, nascente do Cavouco, situado no setor noroeste do Campus Recife, possui uma área de aproximadamente 14.400 m² de lâmina d’água, inserido em um local com quase 30.600 m² de área verde. Mas, devido à evaporação e à infiltração no solo da água do lago, ele vem apresentando longos períodos de seca.

Atualmente estão sendo desenvolvidos estudos para proporcionar a retenção da água na região. Já foram instalados piezômetros, que servem para monitoramento de níveis da água no lençol freático. Também está sendo proposto um convênio com a Compesa para a implantação de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Concomitantemente a equipe de Arquitetura da Sinfra e outros setores da Universidade desenvolvem o projeto de requalificação da área.

“O projeto de requalificação do laguinho é parte fundamental do Plano Urbanístico Sustentável da UFPE, que tem por finalidade propor ações para que o Campus Joaquim Amazonas [Campus Recife] seja uma referência de sustentabilidade nos mais diversos aspectos que este conceito envolve”, conclui Ana Tereza Assis.

Mais informações
diretoria.dpp@ufpe.br

Data da última modificação: 20/10/2021, 17:31