Destaques Destaques

Voltar

Seminário on-line discute a preservação da arquitetura moderna

O evento acontece, no dia 31 deste mês, às 18h, com transmissão no canal do Núcleo Pernambuco do Icomos Brasil no YouTube

O Núcleo Pernambuco do Icomos Brasil, em parceria com o Laboratório de Urbanismo e Patrimônio Cultural da UFPE (LUP-UFPE), o Centro de Estudos Avançados da Conservação Integrada (Ceci), o Docomomo Brasil e a Comissão de Patrimônio Cultural do IAB-PE, realiza o webinário “A preservação da arquitetura moderna: o desafio da prática”. O evento acontece, no dia 31 deste mês, às 18h, com transmissão no canal do Núcleo Pernambuco do Icomos Brasil no YouTube. 

O seminário on-line é voltado a arquitetos e urbanistas, estudantes de graduação e pós-graduação e todos os profissionais ligados ao campo da preservação do patrimônio cultural, com destaque para o patrimônio moderno. O evento pretende iluminar o debate acerca dos desafios para a preservação da arquitetura moderna, em especial, no que diz respeito ao caso de tipologias residenciais, destacando uma experiência prática de restauro de uma residência modernista recifense e alguns aspectos do restauro dos blocos residenciais de Brasília.

Entre os vários desafios para a preservação do patrimônio moderno, destacam-se a falta de reconhecimento deste pelo público em geral e, inclusive, pelos profissionais de Arquitetura e Urbanismo; o pequeno arco temporal que separa a sociedade de tais manifestações, não se destacando, portanto, o valor de antiguidade; a dificuldade de perceber as especificidades dessa produção, uma vez que o vocabulário modernista permanece presente na produção contemporânea; e a obsolescência das funcionalidades espaciais e materiais, ocasionando dificuldades de adaptabilidade a novos usos.

Tem-se discutido, nos âmbitos acadêmico e profissional, especialmente acerca de tais desafios ao tratar do patrimônio moderno monumental: o Masp (SP), a Caixa d’Água de Olinda (PE), a Capela de São Francisco na Pampulha (MG), entre outros. Entretanto a discussão pode avançar para o patrimônio moderno do cotidiano, representado especialmente pelas residências unifamiliares e pelos edifícios residenciais.

O processo de apagamento dessa memória, como acontece em diversas cidades brasileiras, a exemplo do Recife, estimulou os organizadores do webinário a propor o debate. Assim, espera-se oferecer uma visão do estado das teorias e práticas aplicadas, buscando identificar boas práticas que privilegiem condutas que garantam a integridade e a autenticidade das edificações, dentro dos preceitos contemporâneos da significância cultural do bem, assim como da sustentabilidade das intervenções.

Programação

Natália Vieira (LUP-UFPE e coordenadora do Núcleo Pernambuco do Icomos Brasil): abertura e apresentação geral

Jorge Tinoco (Ceci): “O restauro de residência na Av. Rosa e Silva em Recife”

Flaviana Lira e Oscar Ferreira (PPG/FAU/Universidade de Brasília – UnB): “O restauro dos blocos residenciais de Brasília”

Sílvio Oksman (coordenador do Comitê Científico Arquitetura do Século XX/Icomos Brasil): debatedor

Mais informações
icomos.br.pernambuco@gmail.com

Data da última modificação: 25/03/2021, 19:32