Destaques Destaques

Voltar

Professores da UFPE participam de delegação brasileira no Festival Teatro a Mil, realizado no Chile

Evento é realizado há 30 anos, oferecendo apresentações de teatro, dança e música em várias cidades chilenas

Os professores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Igor de Almeida Silva, que é chefe do Departamento de Artes, e Marianne Tezza Consentino, que é coordenadora do curso de Teatro, integram a delegação brasileira que acompanha a edição 2023 do Festival Internacional Teatro a Mil, neste mês de janeiro. O evento completa 30 anos em 2023 e promove apresentações de teatro, dança e música em várias cidades do Chile.

Foto: Divulgação

Igor e Mariane aproveitam para trocar experiências e buscar colaboração 

Artistas, curadores e produtores estrangeiros são convidados pelo festival chileno para a Semana dos Programadores do Festival Internacional Santiago a Mil, chamada de Platea. Nos encontros, além da troca de experiências, podem surgir propostas de colaboração, coprodução e circulação de espetáculos. É uma oportunidade para conhecer o trabalho de artistas da América Latina.

“Acompanhar festivais é importantíssimo para a formação em teatro, pois é uma oportunidade de conhecer distintos modos de produção, realizados por outras culturas, outros pontos de vista”, avalia Marianne. “Eu e o professor Igor viemos para o Platea 23, a convite de Fabio Pascoal, criador e realizador do Festival de Teatro do Agreste (Feteag), que é um parceiro da UFPE, via projetos de extensão, desde 2016”, completa.

O trio assistiu à homenagem que o Festival Internacional Teatro a Mil recebeu pelas três décadas de existência. A cerimônia ocorreu no Palácio La Moneda, em Santiago do Chile, com a presença do presidente Gabriel Boric.

Data da última modificação: 23/01/2023, 16:11