Destaques Destaques

Voltar

Professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo lança livro sobre o processo de salvaguarda do patrimônio urbano na Itália

Livro pode ser adquirido no site da Edusp

A professora Renata Cabral, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), acaba de lançar o livro “Para além do monumento: Gustavo Giovannoni e as origens da conservação urbana na Itália”, pela editora da Universidade de São Paulo (Edusp). Ela integra o Laboratório de Urbanismo e Patrimônio Cultural da Universidade.

O livro trata do processo de gênese da salvaguarda do patrimônio urbano na Itália, entre a feitura das leis e a prática preservacionista. Surge dessa trama a figura singular de Gustavo Giovannoni, agente central para a ampliação da proteção do patrimônio no seu país para além do monumento em si. O livro conta com prefácio do professor Andrea Pane, da Universidade Federico II de Nápoles e posfácio do professor Guido Zucconi, da Universidade IUAV de Veneza.

Para Paulo César Garcez Marins, do Museu Paulista da USP, que assina o texto da orelha, “este livro permite perceber com nitidez como o planejamento e os planos diretores eram instrumentos para regular simultaneamente a conservação e o crescimento das cidades, que teriam assim seus tempos entrelaçados e vivificados. Lições de um outro tempo e contexto que ganham luz renovada pela autora e que permanecem como um alerta para cidades tombadas brasileiras que sangram em ruínas, para intervenções contemporâneas que se envaidecem de menosprezar anterioridades ou para gestores que ainda não atentaram para a cidade e para o patrimônio como espaço vivo, e não como um inventário de belezas de exceção.” 

O link para compra pode ser acessado aqui. 

Mais informações
Professora Renata Cabral

renata.ccabral@ufpe.br

Data da última modificação: 23/01/2023, 16:13