Destaques Destaques

Voltar

Pós-Graduação em Música promove defesa de dissertação hoje (25) que envolve a aprendizagem de clarineta em escola de música

A defesa será realizada às 14h, via Google Meet

O Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMúsica) realiza hoje (25) a defesa da dissertação “Construção de significados sobre repertório na aprendizagem de clarineta em uma escola de música especializada”. Escrita pelo discente Emerson Rodrigo de Oliveira Cardoso, orientada pela professora Cristiane Maria de Almeida e coorientada pela professora Ana Carolina do Couto, a dissertação será defendida às 14h via Google Meet. 

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo geral compreender como os alunos de clarineta constroem significados sobre o repertório exigido na aprendizagem deste instrumento em uma escola de música especializada. Os objetivos específicos foram identificar qual o repertório praticado pelos estudantes nas aulas de clarineta, analisar como ocorreu a receptividade e apropriação deste repertório e entender como o contexto social dos alunos influenciou no tipo de relação que eles tiveram com essas músicas. Para a discussão teórica foram adotadas contribuições de autores que discutem sobre a socialização dos indivíduos (Berger; Luckmann, 1985), o habitus conservatorial presente nas escolas formais de música (Pereira, 2014) e os significados que emergem da experiência do ser humano com arte musical (Green, 1997). A metodologia utilizada foi o estudo de caso com o uso de análise de documentos, como o plano do curso técnico de clarineta da instituição pesquisada, e também foram realizadas entrevistas semiestruturadas presenciais com quatro alunos que estavam no último ano do referido curso. Dos quatro participantes da pesquisa, dois são originários do interior do estado de Pernambuco e os outros dois são da Região Metropolitana do Recife. O contexto sociocultural dos entrevistados proporcionou a vivência de manifestações culturais características de suas localidades de origem e a esse fator somou-se o gosto musical dos pais e parentes próximos que causou influência sobre os participantes. Na escola especializada no ensino de música, os quatro entrevistados informaram que tiveram uma reação inicial de grande estranhamento com o repertório exclusivamente erudito aplicado nas aulas de clarineta. Os resultados da pesquisa apontam que, para construir significados sobre essas obras, os participantes fizeram uso de ferramentas como a escuta musical e a pesquisa bibliográfica sobre assuntos contextuais que envolvem o repertório. Estes fatores permitiram uma familiaridade com essas músicas eruditas e uma melhor interpretação dos símbolos abstratos presentes na notação musical ocidental.

Mais informações
Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMúsica)

ppgmusica.secretaria@ufpe.br

Data da última modificação: 25/02/2021, 17:46