Destaques Destaques

Voltar

Novo livro da Editora UFPE convida leitor a uma reflexão sobre os múltiplos sentidos das imagens fotográficas através da semiótica

Obra será lançada no Campus Recife e e no CAA

“Para uma semiótica da fotografia”, da professora italiana Maria Giulia Dondero, um dos mais recentes livros a serem incorporados ao catálogo de obras físicas da Editora UFPE, será lançado com presença da autora, na Universidade Federal de Pernambuco, em duas datas: no próximo dia 15, às 14h30, no Campus Recife, no auditório do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM), do Centro de Artes e Comunicação (CAC), e no dia 16, também às 14h30, no Centro Acadêmico do Agreste (CAA), no Auditório Luiz Gonzaga.

Originalmente publicado em francês pela autora, que é docente da área de Semiótica Visual na Universidade de Liège, da Bélgica, o livro foi traduzido por quatro pesquisadores brasileiros: Daniela Bracchi, da Universidade Federal de Pernambuco; Taís de Oliveira, da Universidade de São Paulo (USP); e Jorge Gabriel Sartini Popoff e Patricia Veronica Moreira, ambos da Universidade Estadual Paulista (Unesp). A tradução e a publicação contaram com apoio da Fondation Universitaire de Belgique. A obra é a quarta publicação da Editora UFPE a integrar o Selo Intercâmbio, coleção destinada a fazer circular no Brasil, em parceira com instituições estrangeiras, traduções inéditas em língua portuguesa de livros fundamentais para ampliar a compreensão de questões contemporâneas.

Maria Giulia Dondero integra desde 2009 o Fundo Nacional de Pesquisa Científica da Bélgica (FRS-FNRS) e é considerada uma das principais pesquisadoras europeias do campo da semiótica da fotografia, notabilizando-se por estudos sobre imagens sacras, turísticas e científicas. Desde 2011, ela visita o Brasil em missões de estudo e difusão de suas produções acadêmicas, tendo sido recebida por diferentes grupos brasileiros de pesquisa, como o Grupo de Estudos de Narrativas Visuais do CAA/UFPE, e por outras instituições, a exemplo das Universidades Federais do Ceará (UFC) e Fluminense (UFF), USP e Unesp.

Em seu livro, Maria Giulia Dondero, aborda o estado da arte do campo de pesquisa da fotografia, relacionando a teoria semiótica atual com o âmbito muito vasto e diversificado dessa mídia, estudada por várias disciplinas, como a sociologia das mídias, a filosofia da imagem e as ciências da informação e da comunicação. Através de reflexões sobre teóricos como Roland Barthes, Walter Benjamin e Algirdas Julien Greimas, entre outros, a autora apresenta ao leitor um estudo crítico e comparativo que forma um terreno fértil para uma reflexão renovada sobre questões ligadas à semiótica da fotografia, como a indicialidade, a transparência e a opacidade das imagens fotográficas e os estatutos sociais imagéticos, ressaltando, em especial, a importância do contexto interpretativo.

A obra se concentra em três níveis de análise: a textualidade da fotografia; a fotografia como objeto material; e os domínios sociais (arte, publicidade, jornalismo, ciência) que determinam o significado das imagens. Dessa forma, Maria Giulia reflete sobre o papel dos modos de fazer e ver imagens que direcionam seu possível entendimento em diferentes contextos interpretativos. Um dos pontos abordados é a mudança do percurso interpretativo da imagem, exemplificado através do álbum de fotografias, conjunto de imagens de experiências íntimas vividas em família que pode vir a ganhar outro sentido, como o de documento histórico, ao passar a compor, por exemplo, o acervo de peças de um museu.

ONDE COMPRAR – “Para uma semiótica da fotografia” poderá ser adquirido, a partir do próximo dia 15, por R$ 60, de duas maneiras: diretamente dos tradutores, através de pedidos por e-mail para bracchi@gmail.com, ou via Editora UFPE, na sede localizada no Campus Recife, ou pelo site. Na compra via Editora, são oferecidos frete gratuito e descontos para professores e estudantes. Futuramente, a obra também será disponibilizada em formato de livro eletrônico no Portal de E-books da Editora UFPE.

Data da última modificação: 23/02/2023, 12:01