Destaques Destaques

Voltar

Livro As Identidades Poéticas de Lucila Nogueira será lançado, amanhã (8), no Centro de Artes e Comunicação da UFPE

Lançamento do livro, de autoria de André Cervinskis, ocorre às 17h, no miniauditório 1 do CAC

A obra "As Identidades Poéticas de Lucila Nogueira", de autoria de André Cervinskis, será lançada amanhã (8), às 17h, no miniauditório 1 do CAC, na UFPE. O livro, produzido pela Bersato Produções Culturais, reflete as múltiplas personas e a culturalidade que a poeta Lucila Nogueira levava ao papel e a sua performance existencial. Na ocasião, haverá intérpretes de Libras. O trabalho também contará com uma versão audiobook.

A homenageada, Lucila Nogueira, faleceu em 2016. Embora não tenha nascido em Pernambuco, o estado marcou fortemente a trajetória literária dela. Isso porque Lucila viveu boa parte da vida no Recife, lecionou na Universidade Federal de Pernambuco e dedicou estudos em torno da obra de escritores pernambucanos. A escritora manteve-se atenta à diversidade cultural, bem como vivenciou algumas de suas próprias personagens. Por isso, o autor, André Cervinskis, aponta que "o aspecto da identidade é algo latente nos poemas de Lucila. Esse fator é tão relevante que ela cria personagens para materializar as manifestações culturais que descreve, o que não é uma prática comum em poesia".

Os capítulos do livro "As Identidades Poéticas de Lucila Nogueira" compreendem a análise do conjunto de obras que expressam cada identidade incorporada por Lucila. Começando com a fase mitológica, mais introspectiva e mística, em que a identidade aparece fragmentada. Depois, a poeta retorna à própria origem, evidenciando a comunhão entre a identidade ibérica e latino-americana. Por fim, os capítulos seguintes registram as identidades globalizadas, esotéricas e múltiplas até a incorporação da pós-modernidade e a adesão a uma identidade cada vez mais performática.

Data da última modificação: 23/02/2023, 11:58