Destaques Destaques

Voltar

Estudantes do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE lançam radionovela “Santos na Rota da Vacina”

Iniciativa visa conscientizar a população sobre a importância da vacina contra a Covid-19

Está no ar o primeiro episódio da radionovela “Santos na Rota da Vacina”, iniciativa criada por professores e estudantes dos cursos de Comunicação Social e de Medicina do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O trabalho é uma das produções do projeto de extensão Solte Sua Voz: os Invisíveis Midiáticos e visa conscientizar a população sobre a importância da vacina contra a Covid-19.

Ao longo de quatro episódios, a radionovela irá falar de forma lúdica sobre a interiorização do novo coronavírus nas cidades cortadas pela BR-232, utilizando alguns santos católicos para conscientizar a população. “O santo protagonista é São Lucas, padroeiro da Medicina. São Lucas vai passar por quatro cidades, do litoral ao Sertão pernambucano e, nesse percurso, irá encontrar os santos padroeiros de cada município, que irão ajudá-lo nesta missão, além de mostrar um pouco sobre as duras realidades de cada cidade”, afirmou Laís Tavares, uma das roteiristas do projeto Solte Sua Voz: os Invisíveis Midiáticos.

O episódio de estreia da radionovela tem como cenário a comunidade de Brasília Teimosa localizada na Zona Sul da capital pernambucana. Nele, São Lucas encontra São Pedro, padroeiro dos pescadores. Juntos, eles caminham pelas ruas de Brasília Teimosa em uma conversa sobre Covid-19, distanciamento físico e todas as problemáticas que a pandemia trouxe para as pessoas. 

Os episódios da radionovela serão veiculados quinzenalmente e estarão disponíveis nas plataformas de streaming de áudio, a exemplo do Spotify, e nas redes sociais do Solte Sua Voz. As radionovelas também serão disponibilizadas gratuitamente para rádios universitárias, públicas e comunitárias, bem como para movimentos sociais que queiram utilizar o produto em suas ações.

PROJETO SOLTE SUA VOZ – O projeto de extensão Solte Sua Voz: os Invisíveis Midiáticos é orientado pelas professoras Giovana Mesquita (Comunicação) e Carolina Paz (Medicina) e tem como objetivo dar visibilidade para grupos sociais em situação de vulnerabilidade social. O projeto também apoia e incentiva a produção de conteúdos para mídias comunitárias, propondo-se a contribuir com a democratização da comunicação. O Solte Sua Voz é um dos projetos integrantes do Observatório de Vida Agreste (OVA), laboratório do curso de Comunicação da UFPE.

Data da última modificação: 20/04/2021, 16:57