Destaques Destaques

Voltar

Estudantes de Expressão Gráfica realizam exposição “Perspectiva de casa, um olhar de dentro para fora”

Mostra já era realizada presencialmente há cinco anos e agora tem sua primeira versão digital

Há cinco anos, a professora Auta Laurentino, do curso de Licenciatura em Expressão Gráfica (LEG), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), realiza uma exposição anual de cartazes no Centro de Artes e Comunicação (CAC) com os trabalhos dos estudantes da disciplina Desenho Aplicado às Artes Visuais. Este ano, devido à pandemia, a mostra está em formato virtual e pode ser visitada gratuitamente. A primeira exposição virtual do curso recebe o nome de “Perspectiva de casa, um olhar de dentro para fora”. De acordo com a professora, tudo foi feito pelos estudantes: o site, a seleção das imagens e fotos, produção dos textos e a marca da exposição.

O ensino remoto da disciplina exigiu da professora uma adaptação da sua prática metodológica e didática. Geralmente, ao início das aulas presenciais, ela pedia que os discentes escolhessem um tema abrangente, que serviria de inspiração para a execução dos desenhos em sala de aula, mas devido às medidas de distanciamento social, a perspectiva de inspiração mudou: diante de uma tela, longe uns dos outros, a sugestão acolhida por todos como fonte de inspiração foram objetos de seu convívio, a vista do autor e longe dos demais. O tema escolhido foi “Mobiliário Residencial”.

De acordo com o texto de abertura da exposição, as obras produzidas pelos alunos tiveram influência e inspiração na estética dos diferentes artistas e movimentos artísticos propostos no plano de ensino da disciplina, como temas das aulas: Abstracionismo (Wassily Kandinsky), Cubismo (Pablo Picasso), Teoria da Gestalt / Bauhaus, gravuras e técnicas de Maurits C.Escher, Pop Art (Andy Warhol e Basquiat), Renascimento/proporção áurea (Leonardo da Vinci), e Arte de rua com foco em artistas locais. Os temas, por sua vez, foram voltados à aplicação da geometria, como fractais, ladrilhamento e transformações geométricas.

Data da última modificação: 23/11/2020, 17:14