Destaques do CAA Destaques do CAA

Pré-inscrição para curso do SEBRAE sobre métodos e técnicas para ensino digital vai até domingo (4)

O projeto Rizoma, por meio de parceria com o SEBRAE, conseguiu reservar 20 vagas com desconto para servidores do CAA

*Texto retificado, em 29/09/2020, com informações da Coordenação do Projeto Rizoma.

O SEBRAE e a CESAR School estão ofertando o curso de capacitação para educadores  “Educação Transformadora – Novos Métodos e Técnicas para o Ensino Digital” , cujo objetivo é apoiar os educadores na missão de continuar inovando em suas práticas pedagógicas apesar do contexto da atual pandemia.

Considerando o número limitado de vagas ofertadas, o programa de formação continuada "Rizoma: o Campus em rede", do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE, firmou parceria com o SEBRAE e conseguiu reservar 20 (vinte) vagas para servidores do Campus do Agreste. O valor do curso é de R$150,00 (cento e cinquenta reais) para pagamento pelo participante.

Docentes e técnicos do CAA interessados em participar devem realizar a pré-inscrição até dia 04 de outubro de 2020, através do preenchimento de formulário on-line, para envio dos dados ao SEBRAE e posterior finalização da inscrição.

Serão 12 horas de capacitação divididas em 6 encontros de 2 horas, on-line e síncronos, previstos para acontecer nos dias 19, 20, 28 e 29 de outubro e 05 e 06 de novembro, no horário das 16h às 18h . As aulas serão gravadas e disponibilizadas por 30 dias para os participantes.

O curso é estruturado em dois módulos: Empreendedorismo e Educação. O primeiro módulo - Empreendedorismo - tem como objetivo sensibilizar os participantes para a importância do desenvolvimento do comportamento empreendedor frente aos desafios dos sistemas educacionais na atualidade. Nele serão exploradas as características do comportamento empreendedor e suas ferramentas de aplicação, por meio dos seguintes conteúdos: Boas práticas para a aplicação do comportamento empreendedor no dia a dia da Educação; Casos de aplicação da mentalidade empreendedora e resolução de problemas na escola;  Ferramentas para o desenvolvimento do comportamento empreendedor nos profissionais da educação; Estimular os comportamentos empreendedores nos alunos visando desenvolver suas habilidades profissionais.

O segundo módulo - “Educação” - é estruturado em cinco frentes, que abordam ferramentas e metodologias inovadoras no contexto do ensino remoto. Cada frente propõe conhecer boas práticas desse contexto de ensino digital, aspectos cognitivos e tecnológicos envolvidos no ensino remoto e ferramentas e estratégias para a sua implementação. Neste módulo serão apresentados os conteúdos: Micro learning; Videoaulas; PBL; Inovação Pedagógica e Avaliação.

Prof. Flávio Eduardo Gomes Diniz - Coordenador do Projeto Rizoma

flavio.diniz@ufpe.br