Destaques do CAA Destaques do CAA

Projeto Experimento Tipográfico homenageia artistas de Caruaru

A ação é desenvolvida por alunos de Design do CAA

O projeto de extensão Experimento Tipográfico se propõe a desenvolver experimentações visuais a fim de explorar diferentes aspectos estéticos e criativos do desenho e da composição tipográfica aliadas ao emprego de diversas técnicas de produção gráfica, buscando, desta forma, complementar as atividades de ensino formal de duas grandes áreas temáticas do design gráfico contempladas no Curso de Design do Campus do Agreste da UFPE - a Tipografia e a Produção Gráfica.

As atividades do projeto, contemplado pelo Edital UFPE / Proexc 2019-10 de Apoio à Pesquisa em Criação Artística, foram desenvolvidas no Laboratório de Tipografia do Agreste, sob a coordenação da professora Fátima Finizola, e buscam explorar os limites criativos entre o design e as artes visuais, bem como trabalhar o uso de tecnologias de impressão alternativas e semi-industriais.

O resultado final proposto nesta primeira edição, que trouxe como tema “Artistas de Caruaru”, é uma exposição virtual e uma coleção de posters, elaborados a partir de uma reinterpretação visual das obras de três gerações de artistas de diferentes contextos: poetas marginais, poetas de 'gaveta', e poetas invisibilizados pela cena literária.

As técnicas de impressão relevográficas, caracterizadas por sua matriz de impressão em alto relevo, foram escolhidas para serem exploradas enquanto procedimento técnico para a produção do material. Para se familiarizar com tais técnicas, os alunos extensionistas desenvolveram vários experimentos empregando a xilogravura, a linoleogravura e a impressão por tipos de metal. Estas atividades foram realizadas no LTA no período anterior à pandemia.

Ressalte-se ainda que o processo criativo dos posters foi elaborado de forma integrada às atividades da disciplina de Tipografia Básica, ministrada de agosto a novembro de 2020, de forma remota.

O resultado final, a exposição virtual e uma coleção de posters em homenagem aos artistas locais de Caruaru podem ser conferidos no perfil Experimento Tipográfico no Instagram. Lá também estão disponíveis para o público mais detalhes sobre as atividades de planejamento e execução do projeto e outras informações relacionadas à tipografia e às práticas gráficas.

Data da última modificação: 27/01/2021, 15:13