Destaques do CAA Destaques do CAA

Voltar

Projeto Café Colombo realiza lives que abordam o cenário cultural contemporâneo

O projeto de extensão é desenvolvido por alunos de Comunicação Social e Design do CAA

O Café Colombo é um portal jornalístico desenvolvido em 2019 como projeto de extensão, por alunos Centro Acadêmico do Agreste, da Universidade Federal de Pernambuco. Com o intuito de fomentar a cultura e o desenvolvimento do debate público na mídia pernambucana, os colaboradores publicam diariamente conteúdos que buscam desenvolver a análise e o debate acerca de diversas linguagens artísticas e culturais. 

O portal Café Colombo atualmente é gerido pelos jornalistas Sarah Coutinho, Dyego Mendes e Luiz Ribeiro. O site e redes sociais do projeto são administradas e compostas pelo trabalho de 19 graduandos dos cursos de Comunicação Social e Design do CAA. 

Ativo nas mídias sociais, o Café Colombo tem realizado, aos sábados, lives no instagram com temáticas e abordagens do cenário cultural contemporâneo. A próxima live, será realizada no dia 04 de julho, com os fotógrafos Ana Lira e Eduardo Queiroga, que abordarão o tema “Criação artística na pandemia: estamos conectados?”. 

Orientado pelo professor Eduardo César Maia, o projeto é um resgate da marca Café Colombo, fundada há mais de 18 anos, como programa de rádio por Renato Lima, Marcelo Sandes, Marcelo Correia e Ketinaldo José, na época quatro estudantes da Universidade Federal de Pernambuco que o constituíram como uma empresa incubada através do Nectar – Núcleo de Empreendimentos em Ciência, Tecnologia e Artes.

O Café Colombo já participou de diversos eventos literários e culturais, entrevistou quase 600 autores e escritores, dentre eles, personalidades do estado e figuras de renome internacional. Além de ter atuado durante cerca de três anos com a revista Café Colombo e publicado 2 livros (Conversas no Café – Volumes 1 e 2).

Com a intenção de tornar o projeto mais dinâmico, mas sem perder a marca do bom jornalismo cultural o projeto foi resgatado e busca contribuir na crítica cultural de Pernambuco
Data da última modificação: 02/07/2020, 14:30