Destaques do CAA Destaques do CAA

Produções dos cursos Comunicação Social e Design do CAA são premiadas no 1º Prêmio UnbCast de Podcasts Universitários

O grupo de mídias sonoras do curso de Comunicação Social, do Centro Acadêmico do Agreste, da Universidade Federal de Pernambuco, ganhou quatro prêmios e quatro menções honrosas no 1º Prêmio UnbCast de Podcasts Universitários, divulgado na sexta-feira passada (1/10). A premiação fez parte do I Encontro Internacional de Podcasts Universitários, promovido pela UnbCast, rede de podcasts universitários vinculada à Universidade de Brasília, que ocorreu semana passada de forma remota.

A Rádio Cordel UFPE: na frequência do Agreste foi a grande vencedora da categoria projeto de extensão. O projeto, que funciona desde 2018, produz o seu conteúdo vinculado às ações de ensino, pesquisa e extensão, envolvendo as professoras coordenadoras, Sheila Borges e Giovana Mesquita, e mais de 25 alunos dos cursos de Comunicação Social e de Design da UFPE de Caruaru, liderados pelos bolsistas Nicoly Grevetty, Emilly Monteiro e Ricardo Lemos. Na produção remota, a Cordel passou a elaborar podcasts para debater diversos temas, como o início e o decorrer da pandemia. Três podcasts vinculados ao projeto foram premiados também.

O Umbucast, um podcast narrativo que conta histórias sobre pessoas do Agreste, ganhou o prêmio de melhor roteiro não ficcional e a menção honrosa em edição. A equipe do Umbucast é composta pelos estudantes Daniel Nascimento, Beatriz Lima, Vitória Lima, Gabriela Ramos, Laís Tavares, Nichole Andrade, Andayra França e João Paulo Passos, aluno do curso de Cinema da Universidade Federal do Mato Grosso. Já o podcast As Sanfonas de Tavares da Gaita, produzido pelo aluno Evandro Lunardo (CAA) para seu trabalho de conclusão de curso, recebeu menção honrosa na categoria acessibilidade.

O terceiro podcast premiado, vinculado à Cordel, foi o Artigos Falados, que levou menção honrosa também em acessibilidade. Ele foi elaborado pela aluna Carla Nogueira para o seu projeto de conclusão de curso. Os podcasts Artigos Falados e Tavares da Gaita foram orientados pela professora Sheila Borges.

Além da Rádio Cordel e seus podcasts, duas radionovelas também foram premiadas no 1º Prêmio UnbCast de Podcasts Universitários. O projeto de extensão “Solte sua voz: os invisíveis midiáticos” ficou em primeiro lugar em duas categorias (edição e apresentador ou âncora) com a radionovela “Santos Conectados no Combate à Covid-19”, reconhecendo o talento dos estudantes Vitoria Lima, Lais Tavares, João Pedro, Victória Melo, Sarah Rego, Emilly Monteiro, Gabriela Reis, Pedro Gomes e Caroline Celeste.

O Solte sua voz realiza suas ações desde 2019 e é coordenado pelas professoras Giovana Mesquita (Comunicação) e Carolina Paes (Medicina). A radionovela premiada foi feita em 2020 e conta com quatro episódios, narrando a história dos Santos Juninos: São Pedro, São João e Santo Antônio, que conectados nas redes sociais tentam convencer à população sobre a importância de se cuidar e de seguir as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS)  para se prevenir da Covid-19.

A ideia foi entregar à sociedade um produto que não só retratasse as duras realidades vividas pela população em tempos de pandemia, como também pudesse contribuir e reforçar ainda mais a necessidade do distanciamento físico, da importância da ciência e, também, o valor que as recomendações da OMS possuem. Tudo isso usando de uma maneira inovadora informações em um produto cujo gênero é o entretenimento, e com um assunto de grande relevância social.

Por fim, a radionovela “Auto da Compadecida em  tempos de pandemia”, que é uma das produções do projeto “Radionovela: literatura nas ondas do rádio” recebeu menção honrosa na categoria identidade e divulgação, com os nove episódios realizados pelos estudantes Gabriel Pedroza, Vitória Lima, Victoria Melo, Emilly Monteiro, Sarah Rego, Cecília Távora e Lucas Santos. A Radionovela tem como coordenadoras Giovana Mesquita e Sheila Borges, desde 2018.

O projeto leva para as mídias sonoras obras literárias de autores nordestinos, exigidas nas provas do Enem e de vestibulares, tendo como diferencial a ampliação desse acesso para estudantes cegos. Com a disponibilização das radionovelas de uma forma gratuita, tanto no site do projeto, quanto nas redes sociais, nos serviços de streaming e em rádios públicas, educativas e comunitárias, a proposta é democratizar o acesso à cultura, à literatura e à educação, facilitando o processo de aprendizagem ao trazer obras literárias clássicas em um formato dinâmico para atrair a atenção do público-alvo.

De acordo com os organizadores do evento, 86 podcasts se inscreveram no 1º Prêmio UnbCast de Podcasts Universitários, em nove categorias. Eles representaram 40 universidades brasileiras e internacionais.

Data da última modificação: 05/10/2021, 08:44