Destaques do CAA Destaques do CAA

PPGECAM promove Colóquio Internacional de Infraestrutura e Recursos Naturais (CIInfraR)

O Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil e Ambiental (PPGECAM), do Centro Acadêmico do Agreste (CAA), da UFPE, realizará o Colóquio Internacional de Infraestrutura e Recursos Naturais (CIInfraR), de 8 a 10 de novembro. O evento contará com palestras, rodas de conversas, visita a laboratórios e instalações prediais do CAA, e intercâmbio cultural. As palestras serão ministradas no auditório Mestre Vitalino, da UFPE/CAA. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até o dia 04 de novembro, por meio da plataforma Even. O link está disponível na bio da página oficial do instagram (@ciinfrar).

O colóquio, que tem como coordenador o professor Douglas Lima, é resultado da seleção no Edital DRI/GR/Propg/Propesqi nº 01/2022 de apoio para eventos internacionais no CAV e CAA. O edital destinou-se ao custeio parcial de despesas para realização de eventos internacionais, possibilitando a participação de professores/pesquisadores estrangeiros. Além disso, o CIInfrar conta com alguns parceiros, como a Faculdade de Engenharia - Universidade do Porto (FEUP), e parceiros locais como a Baco's Buffet, GigaVida, a clínica de Cirurgias e Traumas do quadril, e Safet Med Ambulâncias.

O docente estrangeiro que participará do evento, viabilizado por meio do edital, é Prof. Ph.D. Rui Manuel Menezes Carneiro de Barros, da Universidade do Porto, de Portugal. O professor Rui ministrará palestras sobre: Análise Estrutural do efeito de desprendimento de vórtices (vortex shedding) e do efeito da fadiga, devido à ação do vento;  Torres de telecomunicação metálicas treliçadas sujeitas à ação do vento incluindo o desprendimento de vórtices; Resposta sísmica de tanques metálicos circulares apoiados no solo; entre outros temas.

Para as demais palestras e rodas de conversas, o evento contará ainda com a participação dos docentes da casa, como: Douglas Lima, abordando sobre a trajetória de pesquisa no CAA/UFPE; Gustavo Bono, com Otimização topológica de estruturas de contraventamento, e Humberto Correia, dialogando sobre Infraestrutura da cidade de Caruaru.

Há ainda na programação a apresentação da instituição e das instalações do PPGECAM, guiada por José Marcelo Lopes, secretário do programa. Serão visitados também o Laboratório de Estruturas (LE) e de Construção Civil (LCC), conduzida pelos respectivos técnicos dos laboratórios, Rafael da Silva e Everton Rodrigues, e o Laboratório de Engenharia Computacional (LECOM), direcionada por Anderson Viana.

No último dia do evento, os inscritos ainda poderão participar de um intercâmbio cultural pelos principais pontos turísticos de Caruaru. Alguns prédios históricos de Caruaru serão visitados, além da Casa Museu Mestre Vitalino, a Avenida principal do Alto do Moura Ateliês, o Memorial Mestre Galdino e a Casa da Mulher Artesã.

Link para inscrição: https://www.even3.com.br/coloquio-internacional-de-infraestrutura-e-recursos-naturais-282967/

Instagram do Colóquio: @ciinfrar

Data da última modificação: 03/11/2022, 13:53