Destaques do CAA Destaques do CAA

Pós em Gestão, Inovação e Consumo realiza primeira defesa de dissertação

Na terça-feira (28) aconteceu a primeira defesa de dissertação do Programa de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Consumo (PPGIC), da Universidade Federal de Pernambuco - Campus do Agreste.

Intitulada “Teoria do Comportamento Planejado, Ética e Consumo Consciente no Consumo Slow Fashion: Um Estudo no Polo de Confecções de Pernambuco", a dissertação foi desenvolvida pela mestranda Jordana Soares de Lira, sob orientação do professor Marconi Freitas da Costa (Núcleo de Gestão e  PPGIC/UFPE).

Além do orientador, participaram da banca as professoras Cristiane Salomé Ribeiro Costa (Núcleo de Gestão e PPGIC/UFPE) e  Marianny Jéssica de Brito Silva (IFPB), que aconteceu por videoconferência, em virtude da pandemia pela Covid-19, respeitando o distanciamento físico e as orientações do Consórcio Pernambuco Universitas, Institutos Federais do Estado de Pernambuco e da própria UFPE no que se refere à realização de atividades remotas.

O estudo apresentado buscou investigar a influência da Teoria do Comportamento Planejado (TCP), da Intenção de Consumo Consciente e das Considerações Éticas do Consumidor sobre o consumo Slow Fashion, no polo de confecções do Agreste Pernambucano. Para que essa diretriz fosse alcançada, foi realizada uma pesquisa de caráter quantitativo descritivo, com amostragem do tipo não-probabilística.

Os resultados obtidos destacam que o consumo Slow Fashion, no APL de confecções do Agreste, é influenciado pela intenção de consumo consciente, pelas considerações éticas do consumidor e pelo controle comportamental percebido. Adicionalmente, destaca-se o papel de influência das normas subjetivas tanto nas atitudes dos consumidores como na intenção de consumo consciente.

Dentre os resultados alcançados, a autora considera como principal contribuição da pesquisa, além de suscitar contribuições científicas e práticas,  demonstrar que o Controle Comportamental Percebido teve uma associação positiva com o consumo Slow Fashion, evidenciando que os respondentes acreditam possuir o domínio pelas suas ações sustentáveis.

O Programa de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Consumo (PPGIC), da Universidade Federal de Pernambuco (Campus Caruaru), teve o curso de Mestrado Acadêmico aprovado pela CAPES em dezembro de 2018. A defesa foi um marco na história do programa, que tem como objetivo geral contribuir com a formação de professores e pesquisadores no campo da Gestão, Inovação e Consumo, com ênfase em aspectos metodológicos que permitam o avanço científico das ciências administrativas para um contexto local.

Programa de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Consumo
ppgic@ufpe.br