Destaques do CAA Destaques do CAA

Voltar

Open Innovation Lab do Porto Digital lança Desafio Nova Economia para desenvolvedores de soluções inovadoras

As inscrições vão até o dia 05 de agosto, e as seis melhores ideias classificadas receberão aportes financeiros que totalizam R$400.000,00

Diante do grave impacto econômico e da necessidade de agir de forma rápida e colaborativa, a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco e o parque tecnológico Porto Digital se unem para lançar a Chamada de Inovação Aberta para Desafio Econômicos em Tempos de Distanciamento Social. A AD Diper e o Open Innovation Lab do Porto Digital lançaram no dia 22 de julho o Desafio OIL/AD Diper – Nova Economia. O objetivo é engajar a comunidade de inovação para encontrar soluções tecnológicas capazes de combater os impactos econômicos causados pela pandemia do Covid-19. As seis melhores ideias classificadas receberão aportes financeiros, no total de R$400.000,00, para viabilizar os custos de desenvolvimento, ou adaptação, para serem empregadas num ambiente de convivência com a COVID-19. Além disso, serão promovidas rodadas de investimento e abertura de crédito para aceleração com as empresas e startups participantes.

Dentre os objetivos, estão:

  • Entregar soluções inovadoras que minimizem o impacto econômico imediato da COVID-19, preparando as empresas do Estado para a Nova Economia (transformação);

  • Atuação nos setores econômicos vulneráveis (proteção);

  • Atender o maior número de empresas possível (escala);

  • Articular associações, federações e instituições que representem essas empresas (integração).

Os benefícios oferecidos pelo desafio são:

Investimentos - Até 400 Mil de reais para as melhores soluções, selecionadas por um comitê de especialistas para cada desafio.

Propriedade Intelectual - Mantenha 100% da propriedade sobre sua criação, podendo explorar sua ideia depois do ciclo de inovação.

Marketing e Vendas - Escalar a adoção de novas estratégias (digitais ou não) de marketing e vendas, principalmente para pequenos negócios locais, para que possam continuar lucrando durante e após a pandemia.

Formação de Pessoas - Capacitar pessoas em larga escala para funções de negócio no ambiente digital, utilizando matchmaking entre demanda e oferta disponível.

Gestão de Negócios - Redesenhar ofertas e modelos de negócio para a nova realidade baseados nos recursos e capacidades instaladas do negócio.

Distribuição e Logística - Não apenas otimizar os processos de distribuição e logística, mas torná-los catalisadores de novos modelos de negócios inovadores durante e após a pandemia.

Biossegurança e Melhores Práticas - Levar as empresas a terem ambientes de trabalhos biosseguros e colaboradores saudáveis, agentes contra a disseminação da COVID-19 na sociedade.

Finanças e Contratos - Facilitar o planejamento e a reestruturação financeira para que empresas mantenham seus lucros durante e após a pandemia.

 Empresas fomentadoras estão apoiando essa iniciativa, como Grupo Moura, Grupo Cornélio Brennand, Indústrias Reunidas Raymundo da Fonte, Akzo Nobel e Indorama Polímeros.

Para participar, clique no link

 

No Campus do Agreste, a cultura de inovação e empreendedorismo está se consolidando

O Desafio Nova Economia será mais um teste para o corpo discente do CAA colocar em prática os frutos do trabalho que já é desenvolvido no Campus.

Atualmente, existe o fortalecimento da cultura de inovação e de empreendedorismo no Campus do Agreste, através da criação das disciplinas do projetão, e da integração com parceiros, como Armazém da Criatividade e o SEBRAE, o apoio a criação de startups e a criação da incubadora de empresas no Campus. Recentemente, o Campus do Agreste foi premiado no Startup Way Federais Club em várias categorias. Alunos, equipes e professores mentores.

O Campus do Agreste tem se destacado nos desafios de inovação e empreendedorismo e essa é mais uma oportunidade para a comunidade acadêmica participar e apresentar ideias e propostas inovadoras para os problemas das empresas participantes. Novas oportunidades estão sendo criadas para os alunos do CAA, e serão comunicadas em breve, sobre formação transversal, sensibilização, prospecção e incubação de startups. Afirmou Manoel Guedes, professor e diretor do Centro Acadêmico do Agreste.