Destaques do CAA Destaques do CAA

Centro Acadêmico do Agreste comemora 15 anos de fundação

O Centro Acadêmico do Agreste (CAA), unidade da Universidade Federal de Pernambuco localizada no município de Caruaru, completou 15 anos de fundação no dia 27 deste mês. Para celebrar a data, que também marca o início do processo de interiorização da UFPE, está sendo realizada uma campanha virtual nas redes sociais, com depoimentos, posts informativos, fotos e enquetes sobre o Campus Caruaru.

Iniciada no último sábado (27), a campanha é realizada no contexto da pandemia da Covid-19, sem festas nem aglomerações. Apesar da distância física, a proposta é unir a comunidade do CAA virtualmente, com lançamento de conteúdos no Instagram e no Facebook

De modo colaborativo, docentes, técnicos administrativos, alunos, ex-alunos e terceirizados podem elaborar materiais em homenagem ao CAA, na forma de depoimentos nos comentários, publicações ou vídeos. As indicações para participação podem ser conferidas aqui.

Em vídeo para a campanha, o reitor Alfredo Gomes celebra o fortalecimento do CAA, que vem se tornando uma referência no país em termos de ensino, pesquisa e extensão, promovendo mudanças positivas na sociedade por meio da construção do conhecimento. “Nosso CAA está completando 15 anos. É resultado de um processo político e de uma política pública muito importante no Brasil, que foi a política de interiorização. Essa política, portanto, representou uma ruptura de um paradigma tradicional de construção das universidades”, ressalta.

O diretor do CAA, professor Manoel Guedes, destaca a contribuição do centro para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, o desenvolvimento regional e a formação de excelência no Ensino Superior. “É inegável que esse campus construiu uma identidade própria, sólida, forte, com princípios fundamentais, como a internacionalização, a interculturalidade, a inovação, a inclusão, a integração, diversos outros ‘is’ que fazem desse campus um campus inovador”, afirma ele, em vídeo para a campanha.

Ainda como parte das comemorações dos 15 anos do Centro Acadêmico do Agreste, está sendo preparada uma série de webinars temáticos, promovida pela gestão do CAA. Haverá debates e reflexões sobre os “15 anos de interiorização da UFPE”.

HISTÓRIA – Inaugurado em março de 2006, o Centro Acadêmico do Agreste é o primeiro campus da UFPE no interior de Pernambuco. Inicialmente, o CAA funcionou em instalações do Polo Comercial de Caruaru. Mais tarde, ganhou sede própria, hoje com mais de 170 mil m², distribuídos em espaços diversos, onde circulam cerca de cinco mil pessoas (período pré-pandemia), entre estudantes, docentes, técnicos administrativos, prestadores de serviços e toda a comunidade envolvida nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Atualmente, o CAA oferece 11 cursos de graduação e sete programas de pós-graduação.

Data da última modificação: 31/03/2021, 10:17