Curiosidades Curiosidades

Voltar

Dr. Virgínio Marques - Advogado e Professor Catedrático de Direito Constitucional

Fotografia do Dr. Virgínio Marques – Fonte: Quadro no Hall da Diretoria da Faculdade de Direito do Recife 
 
Há 156 anos nascia Dr. Virgínio Marques, que foi advogado e ascendeu todos os postos na Faculdade de Direito do Recife como Professor Substituto, Catedrático, Diretor Efetivo.
 
Virgínio Marques Carneiro Leão, natural de Pernambucano, nascido a 03 de abril de 1865, filho de José Marques Carneiro Leão e Dona Celestina Eugenia de Sá Barreto. Neto paterno de Virgínio Carneiro Leão e de sua primeira esposa D. Maria Claudina do Espírito Santo e neto materno de Antônio Pedro de Sá Barreto e de Dona Cezária Ribeiro de Sá Barrreto.
 
Recebendo o Grau de Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais e foi aprovado plenamente em 03 de outubro de 1885.
 
Em 07 de janeiro de 1891, começou a funcionar o Instituto Pernambucano para os alunos, esse estabelecimento de ensino de curso primário e secundário, foi fundado e dirigido pelos Drs. Virginio Marques Carneiro Leão e José Antônio Gonçalves Mello em 1890, de sede na Rua Visconde de Camaragibe Nº 63.
 
Iniciou na mesma Faculdade o Doutorado, e após ter defendido a tese e sido aprovado por maioria dos votos, obteve aptidão ao grau de Doutor pela Faculdade de Direito do Recife em 1895. 
 
Durante o armo 1896 realizaram-se três concursos nesta Faculdade o que dificultou muito a marcha do serviço e principalmente a regularidade das aulas. Ao 1.° concurso realizado para lente substituto da 1ª secção concorreram os Doutores Virgínio Marques Carneiro Leão, Júlio Pires Ferreira, Francisco Alcedo da Silva Marrocos, João Chrysostomo da Rocha Cabral, Samuel da Gama e Costa Mac-Dowell e Sócrates Roque Lima de Borburema. Proposto ao Governo o nome do Dr. Virginio Marques, foi o mesmo Dr. nomeado por decreto de 24 de Setembro.
 
Aos 10 de outubro de 1896, perante a Congregação da Faculdade de Direito do Recife, compareceu o Dr. Virgínio Marques Carneiro Leão para tomar posse do lugar de Lente substituto da primeira secção (Philosophia do direito, direito publico e constitucional, direito internacional e diplomacia, história do direito e especialmente do direito nacional), por decreto de 24 de setembro de 1896.
 
Aos 01 de março de 1905, perante a Congregação da Faculdade de Direito do Recife, compareceu o Dr. Virginio Marques Carneiro Leão para tomar posse com as formalidade legais, do cargo de Lente Catedrático da cadeira de Direito Publico e Constitucional da mesma Faculdade.
 
Aos 20 de outubro de 1930 nesta faculdade de Direito em sessão da Congregação tomou posse perante a mesma Congregação, do cargo de Diretor em Comissão desta Faculdade o Professor Virgínio Marques Carneiro Leão, cargo para o qual fora nomeado por ato de 16 de outubro de 1930 do Excelentíssimo Sr. José Américo de Almeida, Chefe do Governo Central Provisório do Norte do Brasil. Nesse cargo se manteve até 1932, quando aposentou-se.
 
Na administração e na política de Pernambuco, no outro regime, exerceu as funções de secretário do Governo do Estado, na Gestão de Barbosa Lima, deputado Federal 1906-1908, pelo partido oposicionista chefiado pelo Barão de Lucena, presidente da Intendência Municipal e outros cargos de relevo. 
 
Exerceu a Presidência do Conselho Consultivo do Estado e a Vice-Presidente do Tribunal Eleitoral.
 
Na advocacia sempre se destacou, figurando entre os nossos causídicos de notas.
 
Aos 65 anos, faleceu no dia 15 de agosto de 1934, as 2:30 horas da madrugada, em sua residência a Rua Leonardo Cavalcanti  Nº 304 e seu enterro efetuou-se a tarde do mesmo dia no cemitério de Santo Amaro.
 
Fontes Consultadas:
 
>> Biblioteca Nacional digital Brasil - Diario de Pernambuco (PE) - 17 de agosto de 1934
 
>> Biblioteca Nacional digital Brasil - Diario de Pernambuco (PE) - 14 de dezembro de 1890
 
>> Lista geral dos bacharéis e doutores que tem obtido o respectivo grau na Faculdade de Direito do Recife, desde a sua fundação em Olinda, no ano de 1828, até o ano de 1931
 
>> Livro Termo de Posse – 1930-1986- fls.8; 
 
>> Livro de Posse - 1911 - 1943 - páginas 100v; 
 
>> Livro de Registro de diplomas de Bacharel (1881 - 1894) - pág. 129
 
>> Memória Histórica dos acontecimentos 1896 - apresentada á Congregação da Faculdade de Direito do Recife por Tito dos Passos de Almeida Rosas 
 
Data da última modificação: 03/04/2021, 20:55