Curiosidades Curiosidades

Voltar

Dr. Marcolino Ferreira de Barros

Fotografia de Marcolino Ferreira de Barros 
Fonte: Educação e impressa em palcos republicanos: análise de jornais de Patos de Minas / MG (1889-1930) – página 51
 
Há 151 anos nascia, Dr. Marcolino Ferreira de Barros, que colaborou tanto para o crescimento e o engrandecimento da cidade de Patos de Minas. 
 
Marcolino Ferreira de Barros nasceu em Jaguarari, a noroeste de Salvador, Bahia, em 16 de agosto de 1870, filho de Marcolino Ferreira de Barros e Gertrudes de Lima. 
 
Em 1889, fez todo o exame preparatório na Bahia e ingressou no Curso Jurídico na Faculdade de Direito do Recife, após ter sido aprovado nos exames preparatórios. Obteve o grau de bacharel pela Faculdade de Direito do Recife em 12 de dezembro de 1893.
 
Em 1895, recém-formado, chegou a Patos de Minas por nomeação de juiz municipal da comarca de Patos. 
 
Nos períodos de 1914 a 1918 e 1926 a 1930, ele foi presidente da Câmara Municipal e agente executivo (prefeito) de Patos de Minas – eleito por três ocasiões. Períodos marcados por um surto progressista, materializado na construção do grupo escolar, na instalação de serviço de água, na construção de estradas e pontes, em melhorias no centro urbano, remodelou as ruas e iniciar a construção da primeira Usina Elétrica, entre outros melhoramentos em todos os distritos. Como também, construiu a rodovia que liga esta cidade Patos de Minas ao distrito do chumbo, em uma extensão de 50 km. E em dezembro de 1930, foi exonerado – administrador de Patos, após três anos e pouco de fecunda administração, deixou por motivo da revolução, isto é, por ser cunhado do presidente Olegário Maciel, a presidência da Câmara. Dr. Marcolino de Barros deixou a administração com profunda mágoa da população do município.
 
Ainda em 1915, surgiu o jornal Cidade de Patos, esse jornal oferecia assinatura anual e semestral. Seu redator proprietário era Marcolino de Barros, e seus redatores associados eram Adélio Dias Maciel e Maurício Pottier Monteiro.
 
Em 1917, decidiu portanto empenha-se à advocacia, com escritório no largo da matriz em Patos.
Fonte: Cidade de Patos (MG) - 04 de novembro de 1917
 
Em 1923, sendo secretário particular do Sr. Olegário Maciel, quando esta assumiu a presidência do Estado, por morte do Sr. Raul Soares.
 
Em maio de 1924, assumiu sua cadeira na Câmara dos Deputados pelo Estado da Bahia de 1923 a 1927, no Rio de Janeiro – Capital naquela época.
 
Marcolino Ferreira de Barros faleceu ao meio dia no Palácio da Liberdade, em 24 de maio de 1932, aos 61 anos, em Belo Horizonte – vitima de uma síncope cardíaca e foi sepultado em Patos de Minas.
 
O Dr. Marcolino de Barros foi homenageado em duas obras importantes em Patos de Minas: 
  • Uma é a Rua Doutor Marcolino de Barros na cidade; 
  • Uma instituição de ensino mais antiga da cidade, que é o Grupo Escolar Marcolino de Barros começou a funcionar no dia 04 de junho de 1917 – tendo a frente o Dr. Marcolino de Barros, que tudo fez para a instalação desta escola primária. Com a deterioração do antigo imóvel, o estado de Minas Gerais resolveu investir uma vultosa soma de dinheiro na construção onde fica atualmente a escola. Hoje o prédio da Escola Estadual "Marcolino de Barros", inaugurado em 1934, foi tombado pelo Patrimônio histórico em 14 de abril de 1998. 
Fonte: Vida Domestica (RJ) - Municipio de Patos - 1935
 
Em 29 de novembro de 2017, o Prefeito de Patos de Minas – o Dr. José Eustáquio Rodrigues Alves recebeu a foto original do Dr. Marcolino de Barros, que foi entregue na Prefeitura por neto do Político – Sr. Olegário Tibúrcio de Sousa, o mesmo realizou o encontro histórico acompanhado de dois ex-alunos da Escola Estadual Marcolino de Barros e amigos da família: o médico Martius Adélio Gomes e a artista plástica e diretora do Memorial do Milho, Marialda Coury, que foi responsável pela restauração da fotografia.
Foto original do Dr. Marcolino de Barros
 
Fontes consultadas:
 
>> Biblioteca Nacional digital Brasil - Diario de Minas : Propriedade de uma Associação Anonyma (MG) - 29  de março de 1899
 
>> Biblioteca Nacional digital Brasil - Minas Geraes : Orgam Official dos Poderes do Estado (MG) - 19 de julho de 1899
 
>> Biblioteca Nacional digital Brasil - Cidade de Patos (MG) - 04 de novembro de 1917
 
>> Biblioteca Nacional digital Brasil - Correio da Manhã (RJ) - 16 de dezembro de 1930
 
>> Biblioteca Nacional digital Brasil - Jornal do Commercio (RJ) - 25 de maio de 1932
 
>> Biblioteca Nacional digital Brasil - A Batalha (RJ) -  25 de maio de 1932
 
>> Biblioteca Nacional digital Brasil - Vida Domestica (RJ) - Municipio de Patos - 1935
 
>> Lásaro Borges - Foto Original do Dr. Marcolino de Barros é entregue na Prefeitura por neto do Político
 
>> Lista geral dos bacharéis e doutores que tem obtido o respectivo grau na Faculdade de Direito do Recife, desde a sua fundação em Olinda, no ano de 1828, até o ano de 1931  
 
>> Livro de Registro de diplomas de Doutores 1881 - 1894 - pág. 127V - Acervo do Arquivo da FDR  
 
>> MATOS, Márcia Helena Rodrigues de. Educação e impressa em palcos republicanos : análise de jornais de Patos de Minas / MG (1889-1930). 2009. 112 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009. 
Data da última modificação: 16/08/2021, 15:48