Curiosidades Curiosidades

Voltar

Dr. Jorge Studart - Um magistrado e um grande conhecedor da língua Tupi

Fotografia Jorge Augusto Studart. Fonte:  As Famílias Studart e Pereira - S. Paulo – 1960 - página 77

Há 150 anos nascia, o juiz de direito que ocupou altos cargos da magistratura no estado da Amazonas e um grande conhecedor da língua Tupi - Jorge Augusto Studart, nasceu em 29 de outubro de 1870 em Fortaleza – Ceará, filho de João William Studart, comerciante e primeiro vice-cônsul britânico no Ceará, e Leonisia de Castro Studart (sua segunda esposa e cunhada). Seu meio-irmão, Guilherme Studart, Guilherme Chambly Studart - o Barão de Studart, foi médico e historiador.

Realizou seus estudos preparatórios no Lyceu de Fortaleza e se muda para Pernambuco onde ingressa no Curso Jurídico na Faculdade de Direito de Recife, após ter sido aprovado nos exames preparatórios. Conforme consta no Livro de Registro de diplomas de bacharéis, que aos 22 anos de idade, obteve o grau de bacharel pela Faculdade de Direito do Recife em 10 de dezembro de 1892, como segue a imagem abaixo:

Enquando ainda estudante de preparatórios, foi redator junto com Eduardo Nogueira, Lopes Filho, Antonio Ramos, Antonio Ayres e Ribeiro Guimarães - Publicação Literária a Gazetinha, em Fortaleza - 10 de julho de 1887.

Participou da Comissão de Redação O Combate – Órgão do Club Autonomista Acadêmico junto com Natalício Camboim, Francisco de Albuquerque, Belisário Távora, Souza Leão Júnior.

A politica recusando-lhe qualquer emprego ou nomeação em sua terra, viu-se obrigado a seguir para o Estado do Amazonas para onde o chamavam convites de amigos valiosos. Exerceu nos cargos de Secretário do Superior Tribunal da Relação, juiz municipal do termo de Fonte Boa, juiz de direito das comarcas de Carauary, que instalou a 1 de Janeiro de 1896, São Felippe, Borba, Teffé, Maués e Benjamin Constant. Vale ressaltar que Jorge Studart, por viver longos anos na Amazônia, foi um dos Brasileiros, que falava corretamente a língua dos nossos indígenas (Língua Tupi).

É autor de um panfleto, de 84 pp. in-8.º, impresso em Fortaleza na Tipografia. Universal, de Cunha, Ferro & Companhia, 1900, sob o título O Bacharel Jorge Augusto Studart Juiz de Direito de S. Felippe (Estado do Amazonas) ao Público. 

Faleceu Dr. Jorge Studart da comarca de Benjamin Constant - Estado do Amazonas no dia 4 de Setembro de 1913, sendo seu sepultamento no dia seguinte na Fronteira de Tabatinga, lugar próximo a Santo Antônio.

Fontes consultadas:

>> Biblioteca Nacional digital Brasil - O Correio do Purús : Propriedade de uma Associação (AM) – 05 de outubro de 1913 

>>  Filho, Carlos Studart; As Famílias Studart e Pereira - S. Paulo – 1960 - página 77 

>>  Lista geral dos estudantes matriculados na Faculdade de Direito do Recife  – Acervo do Arquivo da FDR 

>> Lista geral dos bacharéis e doutores que tem obtido o respectivo grau na Faculdade de Direito do Recife, desde a sua fundação em Olinda, no ano de 1828, até o ano de 1931 – Acervo do Arquivo da FDR

>> Livro de Registro de diplomas de bacharéis (1881 - 1894) –  Acervo do Arquivo da FDR 

>> Pequeno Diccionario Bio·bibliografico Cearense. Pelo B. de Studart 

Data da última modificação: 26/02/2021, 22:10