Curiosidades Curiosidades

Voltar

Dr. Adolpho Simões Barbosa

Fotografia Adolpho Simões Barbosa – Fonte: Domínio Público

Há 131 anos nascia o Dr. Adolpho Simões Barbosa, que foi um político e médico brasileiro. Exerceu o mandato de deputado federal constituinte por Pernambuco em 1934.

Adolfo Simões Barbosa nasceu em 03 de abril de 1860, no Engenho Tabatinga, na cidade de Cabo (PE), era filho de Manuel Alves Barbosa e de Joana Maria Simões Barbosa.

Diplomado pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em setembro de 1882, chefiou a clínica de partos do Hospital Pedro II - no Rio de Janeiro. Após retornar para seu estado de origem, tarde trabalhou como ginecologista do Hospital Português de Beneficência de Recife, médico da Associação Operária de Camaragibe (PE).

Em 12 de março de 1891, reunida a Congregação as 02 horas da tarde, compareceu o  Dr. Adolpho Simões Barbosa para o lugar de Lente Substituto desta faculdade, e em ofício de 11 de março deste ano do governador do Estado, mandando dar posse pelo Diário Oficial 26 de fevereiro de 1891

Em 29 de fevereiro de 1896, para tomar posse dos cargos de Lentes Substitutos para que foram transferidos por Decreto de 07 de fevereiro de 1896, os senhores Doutores: Laurindo Aristóteles Carneiro Leão, Sophorinio Eutichiniano da Paz Portella, Adopho Simões Barboza, Tito dos Passos de Almeida Rosa Filho e Antônio Estevão de Oliveira. O primeiro da 1ª secção; o segundo da 2ª secção; o terceiro da 3ª secção; o quarto da 4ª secção e o quinto da 7ª secção

Em maio de 1909, entrou para política ao se eleger como deputado federal por Pernambuco. Reeleito três vezes consecutivas, permaneceu no cargo até dezembro de 1917. 

Em 26 de janeiro de 1917, nesta faculdade de Direito do Recife, reunido em sessão solene a Congregação da mesma faculdade e de acordo com o art. 206 de Regime Interno, compareceu o Dr. Adolpho Simões Barbosa para tomar posse do lugar de professor Catedrático da cadeira de Medicina Pública, para o qual foi nomeado por Decreto de 10 de janeiro de 1917.

Esteve em gozo de licenças com professor Catedrático de 22 de Outubro de 1919 a 21 de Dezembro do mesmo ano e em Abril de 1920.

Em 24 de janeiro de 1923, presente no salão da Diretoria desta faculdade, presente os professores abaixo-assinado e os Doutores Manoel Netto Carneiro Campello e Adolpho Simões Barbosa, respectivamente  Diretor e professor mais antigo da Faculdade, na ausencia dos doutores João Elysio Castro Fonseca e Laurindo Carneiro Leão, os quais se achou fora do Estado, em gozo de férias, lavrou-se este termo, em virtude do qual possa responder pelo expediente da Faculdade na ausência do Dr. Diretor efetivo, que vai ao Rio de Janeiro tomar parte nos trabalhos do Conselho superior de ensino.

Em 12 de julho de 1923, presente no salão da Diretoria desta faculdade, presente os professores abaixo-assinado e os Doutores Manoel Netto Carneiro Campello e Adolpho Simões Barbosa, respectivamente  Diretor e professor mais antigo da Faculdade, na ausencia dos doutores João Elysio Castro Fonseca e Laurindo Carneiro Leão, digo no impedimento dos professores  João Elysio Castro Fonseca e Laurindo Carneiro Leão, lavrou-se este termo, em virtude do qual possa responder pelo expediente da Faculdade na ausência do Dr. Diretor efetivo, que vai ao Rio de Janeiro tomar parte nos trabalhos do Conselho superior de ensino.

Esteve a serviço do Ministério do Interior de 22 de Abril a 31 de Maio de 1924.

Em 29 de julho de 1925, atendendo ao que requereu o Dr. Adolpho Simões Barbosa, professor catedrático de Medicina Pública da Faculdade de Direito do Recife, resolve declará-lo em disponibilidade.

No início década de 30, logo após a revolução de 30, atuou como presidente do conselho técnico do Partido Social Democrático (PSD). Por este partido, em 15 de novembro de 1933, elegeu-se novamente a deputado dessa vez á Assembleia Nacional Constituinte, cargo este que exerceria até 1934, quando obteve através das eleições, logo após a promulgação da Constituição de 34, o cargo de deputado federal para legislatura ordinária. Permaneceu na função até o surgimento do Estado Novo, em 10 de novembro de 1937, quando o regime político criado por Getúlio Vargas suspendeu todas as câmaras legislativas do país. Acabou por abandonar a vida política e pública, retornando para Recife.

Em 15 de março de 1950, ás 05 horas da manhã, faleceu em Recife o Dr. Adolpho Simões Barbosa - aos 90 anos idade, conhecida figura de educador e muito estimado na sociedade Pernambucana. Seu enterro realizou no mesmo dia no período da tarde, saiu o féretro com destino a necrópole, passando antes pela Faculdade de Direito, onde lhe foi prestada sentida homenagem por parte de professores e alunos dessa escola superior, de que era professor jubilado de medicina Legal. Na ocasião, o Diretor Edgard Altino pronunciou o discurso na faculdade de Direito do Recife. E foi sepultado no cemitério de Santo Amaro - Recife - PE.

Era casado com Ângela Viana Simões Barbosa, com quem teve quatro filhos.

Fontes consultadas:

>> Biblioteca Nacional Digital Brasil – Pequeno Jornal : Jornal Pequeno (PE) - 15 de março de 1950

>> Biblioteca Nacional Digital Brasil – Pequeno Jornal : Jornal Pequeno (PE) - 16 de março de 1950

>> Biblioteca Nacional Digital Brasil – Correio da Manhã (RJ) - 17 de março de 1950

>> CPDOC - Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil. Adolfo Simões Barbosa 

>> Domínio Público - Adolpho Simões Barbosa [médico e deputado federal]. (Col. Francisco Rodrigues; FR-877)

>> Documento do Corpo Docente, organizado em setembro de 1930 pelo amanuense Hildebrando Barbosa de Lucena

>> Lista geral dos bacharéis e doutores que tem obtido o respectivo grau na Faculdade de Direito do Recife, desde a sua fundação em Olinda, no ano de 1828, até o ano de 1931 – Acervo do Arquivo da FDR  

>> Relatório do Livro de Registros dos diplomas e títulos de todos os empregados do corpo jurídico - 1828 - 1930 


>> Relatório do Livro de Registros dos diplomas e títulos de todos os empregados do corpo jurídico - 1911 - 1943
 

Data da última modificação: 09/04/2022, 22:54