Curiosidades Curiosidades

Voltar

Júlio Tabosa – Magistrado, Poeta, Contista, Jornalista

Há 159 anos nascia Júlio Tabosa, um cearense radicado no Amazonas, foi promotor, jornalista e enriqueceu os jornais do Amazonas, do Ceará e do Pará de sonetos lindíssimos e de deliciosos contos.
 
Júlio Nogueira Tabosa, nasceu 12 de maio de 1862 no dia  natural do Ceará, filho de Cosme Nogueira da Costa ( dos Nogueiras do Jaguaribe) e Francisca Tabosa Nogueira, filha do Major Luiz Fernandes Tabosa.
 
Aluno do Colégio São José, fez em 1884 os exames preparatórios no Lyceu de Fortaleza e ingressou no Curso Jurídico na Faculdade de Direito do Recife em 1885, após ter sido aprovado nos exames preparatórios. Com 27 anos de idade, bacharelou-se em ciências jurídicas e sociais na Faculdade de Direito do Recife em 04 de novembro de 1889. Cursou por algum tempo também a Escola de Engenharia do Rio de Janeiro.
 
 
De volta ao Ceará exerceu os cargos de promotor publico de Quixadá e de juiz substituto em São Benedita e S. Bernardo de Russas, mas seu espírito aventureiro levou-o as regiões amazônicas. 
 
Em Manaus, foi Juiz municipal, jornalista e publicou poemas em alguns jornais.
 
Na sessão ordinária em 09 de agosto de 1892, no Superior Tribunal de Justiça, foi removido o bacharel Júlio Tabosa, Juiz Municipal do termo de Moura para o de Antimary, no rio Purús
 
No ato de 17 de março de 1893, foram concedidos 90 dias de licença, ao bacharel Júlio Tabosa, Juiz municipal do termo de Antimary para tratar da saúde.
 
Seu tio foi redator do Commercio do Amazonas, na época em que Joaquim Rocha dos Santos foi proprietário do periódico. Nos anos de 1904 e 1905, no Jornal do Commercio, J. Tabosa, como era conhecido, escreveu alguns artigos e ilustrou as páginas do periódico com diversas poesias. 
 
Morreu na mais lastimosa miséria, em Manaus no dia 18 de setembro de 1909, o boêmio de talento que exerceu cargos de responsabilidades na magistratura, como poeta foi primoroso e deixa inúmeras produções inéditas. Foi sepultado no Cemitério de São João.
 
Sobre sua morte escreveu a seguinte noticia o Jornal do Commercio de Manaus do dia 19 de setembro de 1909:
 
“Após longos dias de penosos sofrimentos, faleceu nesta capital, em extrema pobreza, o nosso estimável confrade na imprensa, Dr. Júlio Tabosa, mavioso e inspirado poeta Cearense.
Residia aqui, há muitos anos, tendo com inquestionável competência e honorabilidade ocupado o cargo de promotor publico da Capital, do qual foi exonerado pelo Cel Silvério Nery, no primeiro ano do seu governo.
Como um dos redatores do extinto Commercio do Amazonas, ilustrou suas páginas cem seus brilhantes artigos e apreciadíssimas poesias.
Colaborou igualmente no Amazonas, no imparcial, na primeira phase da Notícia e na primeira também deste Jornal, ainda em vida do seu inditoso fundador Joaquim Rocha dos Santos.”
 
Em 25 de outubro de 1909, a Assembleia Literária, fez uma manifestação de pesar pela morte do apreciado poeta no cemitério de São João, pelas 5:30 da tarde, com o comparecimento de várias famílias e dos seguintes representantes da Assembleia: Pedro Freire, Adriano Jorge, Julio Olympio, Theodoro Rodrigues, J. Maranhão, Drumond da Costa, Paulo Eleutheiro, Alcides Bahia, Antonino Jorge e Gemino Lima. Perante o Túmulo de Julio Tabosa, o poeta Theodoro Rodrigues Leu uma poesia intitulada Quando um poeta morre, seguindo-se com a palavra o presidente da Assembleia, coronel Pedro Freire.
 
Fontes consultadas:
 
>> Biblioteca Nacional digital Brasil  -  Correio do Norte : Orgão do Partido Revisionista do Estado do Amazonas (AM) - 19 de setembro de 1909
 
>> Biblioteca Nacional digital Brasil  -  Amasonas (AM) - 11 de agosto de 1892
 
>> Biblioteca Nacional digital Brasil  -  Amasonas (AM) -  18 de março de 1893
 
>> Biblioteca Nacional digital Brasil  -  Jornal do Commercio (AM) - 19 de setembro de 1909
 
>> Biblioteca Nacional digital Brasil  -  Jornal do Commercio (AM) - 13 de outubro de 1909
 
>> Biblioteca Nacional digital Brasil  -  Jornal do Commercio (AM) - 25 de outubro de 1909 
 
>> Lista geral dos bacharéis e doutores que tem obtido o respectivo grau na Faculdade de Direito do Recife, desde a sua fundação em Olinda, no ano de 1828, até o ano de 1931   
 
>> Lista geral dos estudantes matriculados na Faculdade de Direito do Recife nos anos de 1881 a 1887.
 
>> Livro de Registro de diplomas de bacharéis (1881 - 1894)  – Acervo do Arquivo da FDR   
 
>> Portal da História do Ceará - Julio Nogueira Tabosa - Tipo: Diccionário Bio-bibliográfico Cearense-Barão de Studart Ano: 1861
Data da última modificação: 11/05/2021, 07:42