Curiosidades Curiosidades

Voltar

José Hygino Duarte Pereira - advogado, político, professor, magistrado, historiador, escritor e tradutor brasileiro

Fotografia de José Hygino Duarte Pereira – Fonte: Jornal do Brasil (RJ)

Há 174 anos nascia José Hygino Duarte Pereira, que foi um advogado, político, professor, magistrado, historiador, escritor e tradutor brasileiro.

Consta na certidão de idade do aluno José Hygino Duarte Pereira, nasceu em 22 de janeiro de 1847, na capital da província de Pernambuco, filho do Dr. Luiz Duarte Pereira e de D. Carlota Higina de Miranda; neto paterno de Felipe Duarte Pereira e Antônia Maria da Conceição e materno de José Higino de Miranda e D. Gertrudes Maria Machado da Silva. Foi batizado na igreja Matriz de Santíssimo Sacramento do Bairro de Santo Antônio do Recife, no dia 21 de outubro de 1847 em oratório particular nesta freguesia pelo Reverendo Leonardo João Grego e foram padrinhos os mesmos avós materno.

Em 1862, ingressa no Curso de Ciências Jurídicas da Faculdade de Direito do Recife. Interrompeu seus estudos no 3º ano para fazer parte dos voluntários que lutaria na Guerra do Paraguai. Serviu como praça (qualquer militar não graduado ou sem posto) no Rio de Janeiro e não foi à luta de campo por ser considerado de constituição física fraca. Voltou para o Recife e concluiu o curso jurídico em 24 de novembro 1876. Na mesma faculdade obteve o grau de doutor em 16 de novembro de 1877.

Iniciou sua carreira política como deputado provincial na cidade de Desterro (atual Florianópolis), em 1876, onde também exerceu o cargo de juiz municipal.

Foi nomeado 6º Juiz Substituto de Pernambuco, em decreto de 15 de dezembro de 1871, sendo reconduzido, em decreto de 8 de janeiro de 1876.

Em decreto de 16 de abril de 1878, foi nomeado Secretário da Presidência da mesma província, cargo de que foi exonerado, a pedido, em decreto de 28 de dezembro de 1979.

Em portaria de 31 de dezembro de 1879, do Ministro do Império, foi nomeado Auxiliar do Diretor do Arquivo Público na província de Pernambuco. 

Tomou posse em 20 de dezembro de 1878, onde obteve honrosa classificação em concurso da Faculdade de Direito do Recife para professor substituto e, seis anos depois, foi nomeado professor catedrático da 3ª cadeira do 5º ano e tomou posse em 22 de abril de 1884.

Licenciado pelo Governo imperial e comissionado pelo Instituto Arqueológico e Geográfico Pernambucano, seguiu para a Holanda, em 1886, a fim de examinar e estudar, nos arquivos de Haia, os documentos referentes ao período da invasão holandesa e úteis à história de Pernambuco.  Os resultados da missão foram apresentados em maiores detalhes num discurso de três horas proferido por Hygino no Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico Pernambucano - IAGP em 9 de maio de 1886.  Em 12 de fevereiro de 1886 - o Diário de Pernambuco publicou um balanço escrito por ele. A Coleção José Hygino, transformou-se numa coleção com 32 volumes e 11.500 páginas manuscritas em língua holandesa, encontra-se no acervo do Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico Pernambucano.

Em decreto de 3 de agosto de 1889, foi agraciado, por D. Pedro II, com a comenda da Ordem da Rosa.

Com a Proclamação da República, foi jubilado, em 1891, no cargo de Lente, e eleito Senador por seu estado ao Congresso Constituinte.

Exerceu, no governo do Marechal Floriano Peixoto, o cargo de Ministro da Instrução Pública, em decreto de 23 de novembro de 1891, sendo dispensado, a pedido, por outro de 10 de fevereiro de 1892, desse cargo e do de Ministro da Justiça que exercia interinamente.

Em decreto de 25 de maio de 1892, foi nomeado Ministro do Supremo Tribunal Federal, tomando posse no cargo em 4 de junho do mesmo ano. Aposentou-se em 7 de junho de 1897.

Criado o “Congresso Pan-Americano”, que realizou sua primeira Assembleia no México, aceitou o convite feito pelo governo do Dr. Manuel Ferraz de Campos Sales para representar o Brasil no referido Congresso, do qual foi eleito Vice-Presidente.

José Hygino Duarte Pereira, faleceu aos 52 anos, no dia 10 de dezembro de 1901, vitima de uma síncope cardíaca, agravada por uma pneumonia, no México, depois de ter apresentado um projeto do Código Internacional, onde representava o Brasil como delegado na Confederação Pan-Americana.

A legação brasileira ordenou que se procedesse ao embalsamento do corpo que ficará depositado na capela da família do presidente Porfírio Diaz até o momento de ser transportado par o Brasil.

O cadáver embalsamado do Dr. Hygino Duarte Pereira, chegou na terça-feira do dia 12 de fevereiro de 1902, foi transportado para a cidade do Rio de Janeiro a bordo do vapor Inglês Wardeworth, da companhia Lamport. Às 10 horas, o caixão chegou ao cais do Arsenal de Guerra e foi conduzido para o recinto da capela, sendo sepultado no dia 14 de fevereiro de 1902 no Cemitério de São João Batista.

Fontes Consultadas:

>> BARBOSA, Virgínia. José Hygino Duarte Pereira. Pesquisa Escolar Online, Fundação Joaquim Nabuco, Recife.  

>> Biblioteca Nacional digital Brasil - Diario de Pernambuco (PE)  - 12 de dezembro de 1901 

>> Biblioteca Nacional digital Brasil - Diario de Pernambuco (PE) - 12 de fevereiro de 1886 

>> Biblioteca Nacional digital Brasil - Jornal do Brasil (RJ)   - 12 de dezembro de 1901 

>> Biblioteca Nacional digital Brasil - Diario de Pernambuco (PE) - 01 de fevereiro de 1902 

>> Biblioteca Nacional digital Brasil - Diario de Pernambuco (PE) - 14 de fevereiro de 1902 

>> IAHGP - Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico Pernambucano – historico - Hygino 

>> Lista geral dos bacharéis e doutores que tem obtido o respectivo grau na Faculdade de Direito do Recife, desde a sua fundação em Olinda, no ano de 1828, até o ano de 1931 – Acervo do Arquivo da FDR  

>> Livro de Registro de Posse – 1828-1912 – página 133 e 142v

>> Livro de Registro de diplomas de bacharéis (1834 – 1883)

>> Supremo Tribunal Federal - José Hygino Duarte Pereira 

Data da última modificação: 22/02/2021, 07:30