Curiosidades Curiosidades

Voltar

José Diniz Barretto - Advogado e Professor

José Diniz Barretto, nasceu na villa, hoje cidade de Itabaiana, Sergipe, a 19 de maio de 1845, filho do professor Antonio Diniz Barreto e D. Mariana Joaquina de S. José Barreto.

Sob a direção de seu progenitor e de seu tio, padre Félix Barreto fez os estudos iniciais de humanidades. Em 1866, ingressou no Curso Jurídico na Faculdade de Direito do Recife, após ter sido aprovado nos exames preparatórios. Com 25 anos de idade, bacharelou-se em ciências jurídicas e sociais na Faculdade de Direito do Recife em 05 de novembro de 1870 e foi aprovado plenamente.

Dotado da mesma vocação predominante na família, dedicou-se, a exemplo dos seus primeiros preceptores, à carreira do magistério, ensinando desde estudante a língua latina que conhecia tão perfeitamente quanto eles. Espírito solidamente preparado em letras, como na ciência do direito, regeu dignamente as cadeiras de latim do Ginásio Pernambucano e Colégio
Diocesano. Aos 09 de abril de 1875, a Administração da província, por portaria da Presidência da província, foi nomeado Bacharel José Diniz Barretto, para a cadeira de Língua Nacional.

Por ato do Governo da província do dia 16 de setembro de 1881, o Presidente da Província, atendendo ao que requereu o bacharel José Diniz Barretto, professor de Língua Nacional do Gymnasio Pernambucano, e tendo em vista a informação do respetivo regedor, resolve, de acordo com o disposto nos arts. 13 e 1º das leis números 1.497 e 1.531, transferir o peticionário da 1ª para a 2ª cadeira da referida Língua.

Na seguinte reunião que teve lugar no dia 25 de Março de 1891, havendo o Governo por Decreto do 21 removido para a Faculdade do Direito de S. Paulo o Dr. Manoel Clementino de Oliveira Escorel, e dado acesso para a vaga respectiva ao Dr. José Diniz Barretto, que não tinha tomado posse do lugar de substituto da 3.° secção, para que fora nomeado por Decreto de 21 de Fevereiro, tomou posse o mesmo Dr. José Diniz da lª Cadeira da 2ª Serie do Curso Jurídico, em virtude de ordem do Ministro da Instrução Pública por telegrama de 22. E conforme consta no Registro de Posse, que: Aos 25 de março de 1891, reunida a congregação as 12 horas do dia, compareceu o Bacharel José Diniz Barretto, para tomar posse do Lugar de Lente Catedrático desta Faculdade, em vista do telegrama de 22 do corrente que manda dar posse independentemente da apresentação do Título, declarou o direito empossado em seu lugar. 

No dia 30 de outubro de 1880, perante a congregação dos professores do Gymnasio e na presença de grande número de aluno, foi oferecido ao Dr. José Diniz Barretto, um retrato a óleo, trabalho do Senhor Augusto Policaiano de Moraes de Mesquita Pimentel. O retrato foi colocado no salão de honra, onde o ilustrado professor tera esse atestado honroso de seu talento e develo que mostra no ensino de seus discípulos.

No foro do Recife conquistou a reputação de advogado notável pelo talento e pela honestidade. O seu gênio francamente expansivo e a natural afabilidade de suas maneiras granjearam-lhe a grande estima, de que sempre gozou entre os colegas do corpo docente, alunos e tantos outros que de perto cultivaram as suas relações. Foi delegado literário da freguesia da Boa Vista. Assim como colaborador emérito de vários periódicos. 

Com apenas 48 anos de idade, faleceu na cidade de Olinda, Pernambuco, a 29 de setembro de 1893. 

Publicou:

– Explicações aos Lusíadas de Camões. Primeira edição. Recife, 1882, 118 págs. in. 16. Tip. Industrial.
– Pontos de Direito Romano: obra póstuma. Recife, 1899, 253 págs. in. 8º. Atelier Miranda. Este trabalho ficou interrompido em consequência do falecimento do autor.

Redigiu:
– A Tribuna: jornal político, literário e noticioso. Recife, 1881-1884, com João Barbalho de Uchôa Cavalcanti.

Fontes consultadas:

>> Biblioteca Nacional digital Brasil  -  A Provincia : Orgão do Partido Liberal (PE) – 11 de abril de 1875

>> Biblioteca Nacional digital Brasil  -  Diario de Pernambuco (PE) - 28 de setembro de 1881

>> Biblioteca Nacional digital Brasil  -  Gazeta do Aracaju : Jornal Politico e Noticioso (SE)   - 04 de dezembro de 1880

>> Dicionário Bio-Bibliografico Sergipano de Armindo Guaraná 

>> Diccionario Bibliographico Brasileiro 1902 - Blake, Augusto Victorino Alves Sacramento, 1827-1903  - pagina 405 

>> Lista geral dos bacharéis e doutores que tem obtido o respectivo grau na Faculdade de Direito do Recife, desde a sua fundação em Olinda, no ano de 1828, até o ano de 1931    

>> Lista geral dos estudantes matriculados na Faculdade de Direito do Recife nos anos de 1860 a 1869 

>> Livro de registro de diploma de bacharéis (1858-1881)

>> Memoria Historica 1891 - apresentada á Congregação da Faculdade de Direito do Recife em 1 de Abril de 1892, pelo Lente Cathedratico Manoel do Nascimento Machado Portella Junior  

Data da última modificação: 19/05/2021, 22:34