Curiosidades Curiosidades

Voltar

Joaquim Miranda de Paula Pessoa – Advogado e jornalista

Há 157 anos nascia Dr. Paula Pessoa, advogado respeitado e jornalista conhecido, era verdadeira influência politica no distrito que o escolhera para seu representante.

Conforme consta na certidão de idade do aluno Joaquim Miranda de Paula Pessoa, nasceu no dia 12 de Janeiro de 1864 em Sobral, filho do Dr. Francisco de Paula Pessoa Filho, e de Prudenciana Joaquina de Paula Pessoa. Foi batizado solenemente pelo Padre Fialho a 28 de fevereiro 1864, foram padrinho José Antônio de Figueredo e Dona Maria Luisa de Paula Pessoa Rodrigues.

Frequentou a Escola Politécnica, Rio de Janeiro, até o 3º ano, interrompendo o curso por doente e vindo para o Recife, matriculou-se na Faculdade de Direito. Formado bacharel em Ciências Sociais e Jurídicas em 23 de novembro de 1889 - aos 25 anos.


De volta ao torrão natal entregou-se à advocacia e ultimamente era um dos redatores do jornal A Cidade.

No dia 17 de Abril de 1900 pela manhã, a bordo do paquete Danute, da mala real Inglesa, no porto do Rio de Janeiro, ao desembarcar faleceu aos 36 anos, Dr. Joaquim Miranda de Paula Pessoa - candidato pela 3º distrito do ceará a uma cadeira de deputado no Congresso Federal, vítima de uma hemoptise, nos braços de seu primo e amigo Dr. Francisco de Paula Rodrigues. 

O atestado médico foi passado pelo Dr. Francisco de Paula rodrigues e acompanhou a declaração do comandante do paquete. O corpo foi transportado para terra em lancha da assistência pública, e do cais para a casa da rua do Mattoso Nº 92, residência do Sr. Manuel Miranda, primo do falecido, em carro da mesma repartição. E o sepultamento foi no cemitério do Caju.

Fontes consultadas:


>> Biblioteca Nacional digital Brasil - A Noticia (RJ)  - 17 de abril de 1900 

>> Biblioteca Nacional digital Brasil - Gazeta de Noticias (RJ) - 18 de abril de 1900 

>> Biblioteca Nacional digital Brasil - Diario do Commercio (RJ) - 24 de novembro de 1889 

>> Lista geral dos bacharéis e doutores que tem obtido o respectivo grau na Faculdade de Direito do Recife, desde a sua fundação em Olinda, no ano de 1828, até o ano de 1931 – Acervo do Arquivo da FDR  

>> Livro de certidão de idade 1886 – Acervo do Arquivo da FDR  

>> Portal da história do CearáPortal da história do Ceará - Joaquim Miranda de Paula Pessoa 

Data da última modificação: 22/02/2021, 07:21