Curiosidades Curiosidades

Voltar

Dr. Andrade Bezerra - jurista, professor, jornalista e político brasileiro.

Fotografia do Dr. Andrade Bezerra – Fonte:  Domínio Publico

Há 132 anos nascia Dr. Andrade Bezerra, que destacou-se nas arenas jurídicas (como advogado, promotor de justiça e professor) e política (foi Secretário de Justiça, Secretário de Finanças e Deputado Estadual em Pernambuco, sendo ainda eleito por dois mandatos para Deputado Federal).

Antônio Vicente de Andrade Bezerra, nasceu em Timbaúba (PE) em 08 de março de 1889.

Matriculou-se na Faculdade de Direito do Recife, de onde saiu formado e laureado, em 17 de Dezembro de 1908, com 19 anos. 

Viajou para o Rio de Janeiro, onde exerceu a advocacia até 1912 quando voltou para o Recife e se tornou promotor publico. Em 1915, foi Secretário geral do Governo de Manuel Antônio Pereira Borba.

Vagando, o lugar de professor substituto da 3ª secção da Faculdade de Direito, submeteu-se a concurso, sendo indicado pela Congregação, e nomeado pelo Governo, por Decreto de 18 de março 1915. Tomou posse e assumiu o exercício em 17 de Dezembro de 1915. 

Por falecimento do Catedrático Dr. Adolpho Cirne, foi nomeado para esse lugar (Direito Civil), por Decreto de 9 de Agosto de 1922.

Esteve afastado do exercício da cadeira durante o funcionamento do Congresso Federal nas legislaturas de 1916 - 1920, nas quase exerceu mandato de Deputado Federal pelo Estado de Pernambuco. Reeleito em 1921, ocupou uma cadeira na Câmara dos Deputados, no Rio de Janeiro, então Distrito Federal, até dezembro de 1923. Durante esses anos defendeu os interesses da Associação Comercial do Recife e, por sua atuação, conseguiu a promulgação de uma lei que estendia novas linhas de crédito aos bancos estaduais.

Assumiu a direção da Faculdade de Direito do Recife em 25 de outubro de 1932, reuniu em sessão solene a Congregação da Faculdade de Direito do Recife a fim de ter lugar a posse do Professor Dr. Antônio Vicente de Andrade Bezerra no cargo de Diretor efetivo, para qual foi nomeado por ato do Governo Provisório da República de 04 de outubro. E permanecendo no cargo até 06 de novembro de 1935. 

Em 1934, nas primeiras eleições realizadas para a composição das assembleias estaduais após a Revolução de 1930, foi eleito deputado estadual em Pernambuco. Durante seu mandato foi presidente da Assembleia Legislativa e por isso, em 1935, quando o Governador Carlos Lima Cavalcanti tirou férias na Europa, assumiu interinamente o governo do estado. Caracterizado por Robert Levine como “líder do laicato católico local e conservador militante”, ainda segundo esse autor, durante sua curta administração teria tentado “punir funcionários de tendência esquerdizante”. Em novembro de 1937, com golpe do Estado Novo, teve seu mandato interrompido.

Posteriormente, durante o Estado Novo, voltou a ocupar o cargo de Diretor efetivo da Faculdade de Direito do Recife, tendo sido nomeado por ato do Governo da República de 06 de agosto de 1938 e a posse foi no dia 16 de agosto de 1938. Anos depois exerceu também como Diretor Interino da instituição.

Dr. Andrade Bezerra, que ascendeu todos os postos na Faculdade de Direito do Recife como Professor Substituto, Catedrático, Diretor efetivo e interino.

No campo jornalístico, colaborou com os periódicos pernambucanos O Norte, O tempo, Imprensa Oficial, Diário do Nordeste e Revista Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife. E foi membro da Academia Pernambucana de Letras.

Andrade Bezerra, com apenas 57 anos, faleceu no Recife no dia 30 de novembro de 1946. 

Fontes Consultadas:

>> Academia Brasileira de Direito do trabalho - Antônio Vicente de Andrade Bezerra  - Discurso de posse do Acadêmico Douglas Alencar Rodrigues, proferido em 15.08.2019. 

>>  Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil «Biografias da Primeira República» 

>> Domínio Publico - Antonio Vicente de Andrade Bezerra [Prof. da Faculdade de Direito do Recife]. (Col. Francisco Rodrigues; FR-3550) 

>> Livro de Termo de Posse – 1930-1986 - página 15 e 46; 

>> Livro de Registo de Título 1911 - 1943  - páginas 26 e 61

>> Lista geral dos bacharéis e doutores que tem obtido o respectivo grau na Faculdade de Direito do Recife, desde a sua fundação em Olinda, no ano de 1828, até o ano de 1931 

>> Lista geral dos estudantes matriculados na Faculdade de Direito do Recife nos anos de 1900 a 1911.

Data da última modificação: 08/03/2021, 09:27