Curiosidades Curiosidades

Voltar

Desembargador Aarão Araruama do Rego Britto

 

Fotografia Desembargador Aarão Araruama do Rego Britto. Fonte: barradocorda.com 

 

 

Há 98 anos morria o ilustre e respeitável Desembargador Aarão Araruama do Rego Britto que com grande destaque exerceu a judicatura no Estado do Maranhão.

 

Conforme consta na certidão de batismo do aluno Aarão Araruama do Rego Britto, nasceu no dia 01 de julho de 1864, era filho legítimo de Antonio Raymundo de Oliveira Britto e D. Leopoldina Fausta de Moraes Rego. Foi batizado no dia 27 de fevereiro de 1865 na fazenda Santa Maria em Cantanhede, foram padrinhos o Sr. Dr. Cássio Antônio da Costa Ferreira e D. Maria Virgínia de Moraes Rego.

 

Em 1887, numa das suas viagens à capital pernambucana, ocorreu uma terrivel tragédia onde ficou profundamente marcada no inconsciente coletivo, foi no dia 24 de março - por volta de 23h - o naufragio entre vapor Bahia em consequencia de violento choque que houve entre ele e o vapor Pirapama, da companhia pernambucana Navegação a Vapor. Em menos de dez minutos o “Bahia” estava no fundo do mar. Nos dias seguintes ao desastre, quarente cadáveres flutuaram por entre os destroços e entre os poucos sobreviventes achavam-se Aarão Brito.

 

Ingressou no Curso Jurídico na Faculdade de Direito de Recife, onde consta que realizou a matrícula em 23 de abril de 1887, após ter sido aprovado nos exames preparatórios. Conforme consta no Julgamento do 5 anos, no dia 31 de agosto de 1891, procedendo-se ao exame das matérias do 5º ano pelos Doutores João Elysio de Castro Fonseca, Antônio Clodoaldo de Souza e Sophronio Eutychiniano da Paz Portella, sob a presidência do Dr. Augusto Carlos Vaz de Oliveira, distribuídos e regulados os votos, e tomada em consideração a prova escrita foi Aarão Araruama do Rego Britto, aprovado plenamente em todas as matérias. Aos 27 anos, obteve o grau de bacharel pela Faculdade de Direito do Recife em 1891.

 

 

Após a sua formatura, Aarão Brito foi fazer carreira no Maranhão, sendo nomeado Promotor Público de Viana, em 11 de novembro de 1891. Foi também Juiz Municipal e de Órfãos do Baixo Mearim e Juiz de Direito da Comarca de Imperatriz, de 1896 a 1900. Em 11 de junho de 1895, conceder aos Bacharéis Aarão Araruama do Rego Brito e Sebastião da Cunha Lobo, Juízes de Direito, o 1º da Comarca de Imperatriz e o 2º da de Barra do Corda, a permuta que solicitaram das respectivas comarcas; Em 1909, nomeado Juiz da 1ª Vara da capital, deixa a Comarca de Viana, embarcando no vapor “Brasil”, rumo a São Luís, no dia 10 de setembro de 1909, a fim de assumir o exercício do seu novo cargo. Em 1913, foi nomeado Chefe de Polícia do Estado - Juiz da 2ª Vara.

Em 22 de abril de 1913, deixa o cargo de Chefe de Polícia por ter sido nomeado Desembargador do Superior Tribunal de Justiça. Por decreto de 3 de junho de 1914, o Governo confirmou sua nomeação para Desembargador do Superior Tribunal. Em 22 de agosto de 1922, assumiu o exercício interino do cargo de Procurador Geral do Estado.

 

Faleceu às 12:00h do dia 26 de novembro de 1922, após quatro dias de um padecimento o Desembargador Aarão Araruama do Rego Brito aos 58 anos.

 

Fontes Consultadas:

 

>> Biblioteca Nacional digital Brasil - diario do maranhão - 26 de março de 1887 

 

>> Biblioteca Nacional digital Brasil - diario do maranhão - 25 de março de 1909 

 

>> Lista geral dos estudantes matriculados na Faculdade de Direito do Recife de 1887 – Acervo do Arquivo da FDR

 

>> Lista geral dos bacharéis e doutores que tem obtido o respectivo grau na Faculdade de Direito do Recife, desde a sua fundação em Olinda, no ano de 1828, até o ano de 1931 – Acervo do Arquivo da FDR

 

>> Livro de Certidão de idade 1887 – Acervo do Arquivo da FDR

 

>> Ribamar Guimarães - site barradocorda.com - AARÃO BRITO – O Magistrado Da Toga Impoluta - Publicado em: 1 de maio de 2018 - 20:36 

Data da última modificação: 26/02/2021, 22:14