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Tese propõe aplicação de saberes de Paulo Freire ao método de investigação jornalística

A apresentação do trabalho ocorrerá às 15h, na sala do Conselho do Centro de Artes e Comunicação (CAC)

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPE promove, hoje (28), a defesa da tese “Saberes, linguagem e dispositivos didáticos: a função pedagógica do Telejornalismo”, de autoria de Laerte Cerqueira e orientada pelo professor Alfredo Vizeu. A apresentação do trabalho ocorrerá às 15h, na sala do Conselho do Centro de Artes e Comunicação (CAC) e contará com uma banca examinadora composta pelos professores Eduardo Meditsch (Programa de Pós-Graduação em Jornalismo UFSC); Flávio Porcello (Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRS); Giovana Mesquita, (Programa de Pós-Graduação em Comunicação UFPE); Heitor Rocha, Programa de Pós-Graduação em Comunicação UFPE).

A tese de doutorado “Saberes, linguagem e dispositivos didáticos: a função pedagógica do Telejornalismo” faz uma aproximação incomum: propõe a aplicação dos saberes necessários à prática educativa, desenvolvidos pelo educador pernambucano Paulo Freire, ao método de investigação jornalística. O jornalista e doutorando Laerte Cerqueira fez um estudo sobre os 14 saberes descritos pelo pedagogo em várias de suas obras, sistematizados no livro “Pedagogia da Autonomia”, e os aplicou à prática jornalística. Os saberes estão ligados à formação, ao comportamento, atuação dos profissionais e o olhar que eles têm diante dos fatos.

Entre os saberes, estão: tomada de consciência; rigorosidade do método; a exigência da pesquisa; a criticidade; a estética e a ética; reflexão crítica sobre a prática; reconhecimento de ser condicionado; a apreensão da realidade; a curiosidade; convicção de que a mudança é possível; saber escutar; disponibilidade para o diálogo; rejeição às formas de discriminação e consciência de que a educação é uma forma de intervenção no mundo.

“Assim como os educadores, os jornalistas também precisam desse alerta feito por Freire; dessas orientações. Acreditamos que essa aproximação pode começar a dar frutos numa formação e atuação mais crítica, mais resistente, com olhar no mercado atual e nos novos modelos de negócio do Jornalismo. É uma proposta para formação humana que recai sobre a atuação profissional”, destaca o autor.
 
Para o professor Alfredo Vizeu, Paulo Freire tem uma contribuição enorme em vários campos e não é diferente com o Jornalismo. “Nossa proposta é revisitá-lo e, por meio dos seus escritos muito atuais, repensar a atual prática telejornalística, tão questionada no que se refere a falta de ética, de pluralidade e compromisso com a verdade. Uma prática em contínuo processo de transformação”, explica Vizeu.

Em outra parte da tese, o estudante fala sobre a linguagem do telejornalismo, a relação com a educação e desenvolve o que chama de dispositivos didáticos do telejornalismo, recursos usados na construção dos fatos e relatos para produzir conteúdo mais compreensível para audiência presumida e potente.

Data da última modificação: 28/02/2018, 12:31