Agenda de Defesas
- UFPE/
- Pesquisa/Inovação/
- Agenda de Defesas/
- Tese propõe aplicação de saberes de Paulo Freire ao método de investigação jornalística
Agenda de defesas Agenda de defesas
Tese propõe aplicação de saberes de Paulo Freire ao método de investigação jornalística
A apresentação do trabalho ocorrerá às 15h, na sala do Conselho do Centro de Artes e Comunicação (CAC)
O Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPE promove, hoje (28), a defesa da tese “Saberes, linguagem e dispositivos didáticos: a função pedagógica do Telejornalismo”, de autoria de Laerte Cerqueira e orientada pelo professor Alfredo Vizeu. A apresentação do trabalho ocorrerá às 15h, na sala do Conselho do Centro de Artes e Comunicação (CAC) e contará com uma banca examinadora composta pelos professores Eduardo Meditsch (Programa de Pós-Graduação em Jornalismo UFSC); Flávio Porcello (Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRS); Giovana Mesquita, (Programa de Pós-Graduação em Comunicação UFPE); Heitor Rocha, Programa de Pós-Graduação em Comunicação UFPE).
A tese de doutorado “Saberes, linguagem e dispositivos didáticos: a função pedagógica do Telejornalismo” faz uma aproximação incomum: propõe a aplicação dos saberes necessários à prática educativa, desenvolvidos pelo educador pernambucano Paulo Freire, ao método de investigação jornalística. O jornalista e doutorando Laerte Cerqueira fez um estudo sobre os 14 saberes descritos pelo pedagogo em várias de suas obras, sistematizados no livro “Pedagogia da Autonomia”, e os aplicou à prática jornalística. Os saberes estão ligados à formação, ao comportamento, atuação dos profissionais e o olhar que eles têm diante dos fatos.
Entre os saberes, estão: tomada de consciência; rigorosidade do método; a exigência da pesquisa; a criticidade; a estética e a ética; reflexão crítica sobre a prática; reconhecimento de ser condicionado; a apreensão da realidade; a curiosidade; convicção de que a mudança é possível; saber escutar; disponibilidade para o diálogo; rejeição às formas de discriminação e consciência de que a educação é uma forma de intervenção no mundo.
“Assim como os educadores, os jornalistas também precisam desse alerta feito por Freire; dessas orientações. Acreditamos que essa aproximação pode começar a dar frutos numa formação e atuação mais crítica, mais resistente, com olhar no mercado atual e nos novos modelos de negócio do Jornalismo. É uma proposta para formação humana que recai sobre a atuação profissional”, destaca o autor.
Para o professor Alfredo Vizeu, Paulo Freire tem uma contribuição enorme em vários campos e não é diferente com o Jornalismo. “Nossa proposta é revisitá-lo e, por meio dos seus escritos muito atuais, repensar a atual prática telejornalística, tão questionada no que se refere a falta de ética, de pluralidade e compromisso com a verdade. Uma prática em contínuo processo de transformação”, explica Vizeu.
Em outra parte da tese, o estudante fala sobre a linguagem do telejornalismo, a relação com a educação e desenvolve o que chama de dispositivos didáticos do telejornalismo, recursos usados na construção dos fatos e relatos para produzir conteúdo mais compreensível para audiência presumida e potente.