Agenda de defesas Agenda de defesas

Voltar

Programa em Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente realiza defesa de dissertação de mestrado

A defesa acontece no dia 11 deste mês, às 9h, via Google Meet

O Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente da UFPE realiza defesa de dissertação de mestrado da aluna Renata Ramos Santana. A defesa acontece no dia 11 deste mês, às 9h, via Google Meet. É recomendado que se entre na sala virtual com a câmera e microfone desligados.

Intitulado “O Cuidado em Saúde Mental na Primeira Infância por Profissionais da Estratégia de Saúde da Família: Estudo de Casos Múltiplos”, a dissertação teve orientação da professora Daniela Tavares Gontijo (CCS/UFPE). A banca organizadora é formada pelos professores Lavor Coriolano-Marinus (CCS/UFPE), Keise Bastos Gomes da Nóbrega (CCS/UFPE) e Ana Paula Esmeraldo (CCS/UFPE).

Resumo

O presente estudo trata do cuidado em saúde mental na primeira infância no contexto da atenção básica sob a perspectiva dos profissionais da Estratégia de Saúde da Família. É por meio das concepções e práticas que envolvem este cuidado em saúde que o presente estudo intenta compreender como é concebido e realizado o cuidado em saúde mental na primeira infância por profissionais do acesso preferencial à saúde pública, a fim de sensibilizar para a promoção de saúde e para o cuidado humanizado. Objetivo: Compreender como é realizado o cuidado em saúde mental na primeira infância por profissionais da Estratégia de Saúde da Família. Metodologia: Trata-se de um estudo de casos múltiplos numa abordagem qualitativa em unidades de saúde de três microrregiões de um município. A coleta de dados como evidências foi realizada através de entrevista individual com 18 profissionais da Estratégia de Saúde da Família. Além disso, também foram coletadas evidências através da construção de diário de campo e das informações sobre as unidades disponibilizadas pelos profissionais. As evidências foram analisadas através da análise temática com utilização do software Atlas-ti (versão 8.0). Resultados: Resultaram desta análise três categorias temáticas: a primeira como Concepções sobre criança, a saúde mental infantil e o cuidado em saúde mental na infância; a segunda como cuidado à criança nas USF, ações e dificuldades do cuidado; e a terceira como Cuidado à saúde mental na infância abrangendo como os profissionais identificam que a criança expressa suas necessidades de cuidado, o perfil da criança que demanda cuidado em saúde mental e a realização do cuidado à saúde mental na primeira infância. Considerações finais: O presente trabalho identificou dificuldades acerca do cuidado à saúde mental na primeira infância e acerca do conhecimento na temática da saúde mental infantil apontando para necessidade de capacitação dos profissionais da ESF e para a necessidade elaboração de linha estratégica de cuidado à saúde mental na primeira infância. Toda esta concepção e prática acerca da saúde mental na primeira infância sugere que o cuidado deve ser territorialmente construído.

Data da última modificação: 01/08/2022, 17:51