Agenda de defesas Agenda de defesas

Voltar

Pós-Graduação em Ciência da Computação promove duas defesas de dissertação de mestrado amanhã (11) e sexta-feira (12)

Os interessados em assistir às defesas devem entrar em contato com o autor do trabalho

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, do Centro de Informática (CIn) da UFPE, promove duas defesas de dissertação de mestrado, amanhã (11) e sexta-feira (12). A primeira, intitulada “Proposta de um Modelo de Residência Profissional em Verificação e Validação de Software de Powertrain baseado em Problem-Based Learning”, foi escrita por Matheus Augusto de Lima Freire e orientada pelo professor Abel Guilhermino da Silva Filho. A defesa será realizada amanhã (11), às 9h, de forma virtual, e os interessados em assistir devem entrar em contato com o mestrando. A banca examinadora será composta pelo orientador e os professores Simone Cristiane dos Santos (UFPE/Centro de Informática) e Max Mauro Dias Santos (UTFPR/Daele).

O segundo trabalho, “Visualização Computacional de Informação Musical: Um estudo de caso para análise rítmica”, será apresentado na sexta-feira (12), às 8h. A autora é Rute Maxsuelly Aquino de Moura e o orientador foi Giordano Ribeiro Eulálio Cabral. Os interessados em assistir fazer contato com a aluna pelo e-mail rmam2@cin.ufpe.br. A banca examinadora será formada pelos professores Geber Lisboa Ramalho (UFPE/ Centro de Informática), Carlos Sandroni (UFPE/Departamento de Música - CAC) e Pedro Martins Alessio (UFPE/Departamento de Expressão Gráfica).

Resumo 1

O presente trabalho propõe um modelo de residência profissional em Engenharia Automotiva, remoto ou presencial, com ênfase no desenvolvimento de software utilizando o Software Development Life Cycle (SDLC) V, mais especificamente na área de Verificação e Validação de software de powertrain, utilizando o modelo de ensino e aprendizagem Problem-Based Learning (PBL). O estudo foi realizado através do monitoramento de dois estudos de caso utilizando técnicas de avaliação do PBL-SEE, que avalia os participantes e também o nível de maturidade do modelo PBL. Ambos os estudos foram realizados na mesma empresa automotiva, mas em lugares diferentes, o primeiro estudo em Michigan, Estados Unidos, com 5 alunos, e o segundo em Pernambuco, Brasil, com 1 aluno. O resultado final obtido pelos alunos foi de 4.75 em uma escala de 0 a 5, que corresponde a categoria entre Bom e Excelente. O modelo PBL foi classificado no Nível 2 - Satisfatório de maturidade, onde o máximo é o Nível 4 - Excelente.

Resumo 2

Os seres humanos são visuais. Assim, é inerente que a comunicação de uma mensagem seja feita rapidamente se ela for representada visualmente. A música, objeto de estudo nesta pesquisa, possui diversos desafios representacionais por ser uma arte rica em informações abstratas e complexas que possuem caráter subjetivo. A Musicologia, já realiza estudos fundamentais em relação a seus aspectos informacionais, pelas discussões textuais e análises musicais, mas no âmbito da visualização restringe-se a utilizar notações clássicas, como a partitura, que mesmo em sua completude da leitura musical ainda limita o estudo representativo e comunicativo da música. Sendo assim, neste trabalho utilizamos a Visualização Computacional da Música potencializada por recursos de software – pelo processamento, tratamento e manipulação de dados de arquivos digitais –, para gerar experimentações de visualizações musicais que comuniquem seus elementos estruturais. Para isto, realizamos um mapeamento sistemático de categorização das visualizações musicais e exploramos por um estudo de caso processos criativos relacionando estruturas visuais as informações musicais. Aplicando um modelo de protocolo experimental baseado na abordagem Design Thinking e na imersão das etapas de problematização, ideação, prototipação e avaliação. Com uma pesquisa qualitativa-quantitativa, centrada no usuário realizamos coletas de dados e de feedback através de grupos focais e sessões individuais. Todo esse processo concebeu diretrizes para desenvolvimento do Mandrit, sistema de geração automática de visualizações musicais para análise do ritmo. Que plota gráficos para diferentes obras musicais representando suas propriedades com assinaturas rítmicas de dados extraídos dos arquivos digitais MIDI, como resultado parametrizamos e apresentamos novas formas de visualizar o ritmo por suas métricas. Com avaliações, concluímos que a visualização estática da música possui vantagens e desvantagens em relação ao seu aspecto representacional. Pois permite realizar análises comparativas, informacionais e relacionais das obras como um todo, por outro lado dificulta no acompanhamento musical pois o tempo é comprimido e acumulado em um plano bidimensional resultando em poluição gráfica. Por fim, sugerimos a continuidade de desenvolvimento de ferramentas para Visualização de Informação Musical que implementem interações e animações, como meio para possibilitar maior autonomia a músicos e estudiosos nos processos de análise musical e auxiliem no ensino e criação de composições.

Data da última modificação: 10/03/2021, 21:53