Agenda de defesas Agenda de defesas

Voltar

Pós em Ciência da Computação promove defesa de dissertação na sexta-feira (1º)

Compõem a banca examinadora Carlos Eduardo Santos Pires (UFCG), Valéria Cesário Times (UFPE) e a orientadora, Ana Carolina Brandão Salgado

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UFPE promove a defesa de dissertação de mestrado “Using OLAP Queries for Data Analysis on Graph Databases (Usando consultas OLAP para análise de dados em bancos de dados gráficos)” da aluna Nicolle Chaves Cysneiros, sob orientação da professora Ana Carolina Brandão Salgado. A defesa será na sexta-feira (1º), às 14h, no anfiteatro do Centro de Informática (CIn). Compõem a banca examinadora os professores Carlos Eduardo Santos Pires (UFCG), Valéria Cesário Times (UFPE) e a orientadora da dissertação.

Resumo

Bancos de Dados (BDs) em Grafo são uma alternativa aos tradicionais BDs Relacionais e permitem uma melhor escalabilidade do sistema, além de uma maneira mais natural de representar dados altamente conectados. Os BDs em Grafo também permitem diferentes tipos de análises em grafos, como medidas de centralidade e algoritmos de detecção de comunidades. Apesar disso, ainda não existem ferramentas disponíveis no mercado para fazer análise multidimensional em grafos, como os sistemas OLAP existentes que operam sobre BDs Relacionais. No meio acadêmico, existem algumas propostas de frameworks que visam à construção de um cubo multidimensional composto por grafos agregados, obtidos a partir da combinação de nós e arestas do grafo original de acordo com as dimensões e medidas analisadas. Contudo, a maior parte das pesquisas é voltada para a análise de grafos homogêneos, enquanto os trabalhos que se dedicam a grafos heterogêneos realizam a análise multidimensional a partir de um modelo intermediário do dado original. Esse projeto propõe um sistema para a realização de consultas OLAP em um Banco de Dados em Grafo sem a necessidade da geração de um modelo intermediário de dados para realizar análise em grafos heterogêneos. O sistema proposto é capaz de responder consultas OLAP a partir de grafos agregados extraídos do grafo original, além de também realizar análises acerca da topologia do grafo. Neste trabalho são apresentados experimentos mostrando a eficácia do sistema para responder às consultas analíticas e comparações específicas entre o sistema descrito e as soluções existentes.

Mais informações
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Computação
(81)2126.8430/4712
posgraduacao@cin.ufpe.br

Data da última modificação: 31/08/2017, 13:02