Servidor em foco Servidor em foco

Voltar

Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) UFPE 2022 inicia atividades com formadores

Ao todo, 32 formadores irão ministrar 24 ações de desenvolvimento (cursos ou eventos), com oferta de abril a novembro, para docentes e técnicos administrativos

As atividades do Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) UFPE 2022 tiveram início, na última sexta-feira (4), com a primeira reunião com os formadores do PDP, realizada no Auditório Reitor João Alfredo, no prédio da Reitoria, no Campus Recife. O evento também contou com participantes on-line. Ao todo, 32 formadores irão ministrar 24 ações de desenvolvimento (cursos ou eventos de temáticas diversas), com oferta de abril a novembro, para docentes e técnicos administrativos.

Foto: Anderson Lima

Pró-reitoras Magna Silva e Brunna Carvalho explicaram diretrizes do PDP

Coordenado pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida (Progepe), o PDP UFPE está focado no desenvolvimento das carreiras dos servidores docentes e técnico-administrativos da Universidade em sintonia com a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas. “O Plano de Desenvolvimento de Pessoas é fundamental, pois é uma forma de a instituição ofertar cursos em que se possa contribuir para a formação no e para o trabalho”, afirmou a pró-reitora de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida, Brunna Carvalho.

A pró-reitora acrescentou que essa formação ultrapassa as habilidades técnicas do profissional e abarca também assuntos relacionados à democracia, à inclusão e à diversidade. “Para além das relações profissionais ou daquilo que nós precisamos para desenvolver as nossas atividades na Universidade, essa formação humana e cidadã, que prima pela democracia e pela diversidade, é fundamental para que tenhamos uma universidade mais plural”, disse ela.

“O processo de formação permanente e continuada é uma agenda que a gente vem trabalhando desde o início [da gestão] e, agora, começa a se materializar de forma bastante participativa, transparente e democrática, em função dos editais que estamos lançando. Isso permite que as pessoas possam apresentar as propostas; as propostas serão apreciadas e, portanto, desenvolvidas dentro do PDP, dentro de uma lógica nova de organização. Isso vai resultar, um pouco mais para frente, na criação da Escola de Formação da Universidade, ou seja, nós vamos ter uma Escola de Formação tanto do pessoal técnico-administrativo quanto do pessoal docente para a gente tocar, de forma contínua, mas bastante aberta, essa política”, destacou o reitor Alfredo Gomes.

Em parceria com a Progepe, a Prograd dá subsídios à Progepe para que a formação dos docentes e técnicos em Assuntos Educacionais, de modo que possam atender às demandas institucionais junto aos cursos de graduação da UFPE. “No que compete à formação do docente, a Prograd contribui com o levantamento de dados institucionais que subsidiam essa formação”, explicou a pró-reitora de Graduação, Magna do Carmo Silva. “Com essa gama de dados [oriundos de reuniões e diálogos com a comunidade acadêmica, além de avaliações institucionais], a Prograd faz uma sistematização e, em diálogo com a Progepe, são identificados temas que são importantes de serem trabalhados durante o ano”, completou.

Formadores participaram do evento de forma presencial ou on-line

Os formadores e as respectivas ações de desenvolvimento foram selecionados por meio de edital lançado em outubro de 2021. Foram aprovadas 24 propostas, contemplando 11 temáticas preestabelecidas: Acessibilidade e Inclusão Educacional de Pessoas com Deficiência e/ou de Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas; Clima Organizacional; Desenvolvimento de Gestores; Diversidade Étnico-Racial e Igualdade Racial; Diversidade Sexual e de Gênero, Liberdade e Inclusão Social; Gestão da Informação e da Segurança da Informação; Gestão de Carreiras Técnico-Administrativa e Docente; Gestão de Riscos; Metodologias Ativas de Aprendizagem; Práticas Inclusivas no Processo de Ensino e Aprendizagem; Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho. As ações terão carga horária de até 20 horas e serão ofertadas no formato presencial, on-line ou híbrido.

De acordo com a coordenadora de Formação Continuada da Progepe, Valdiene Carneiro Pereira, outras reuniões serão realizadas com os formadores, os quais são vinculados à UFPE e a outras instituições públicas. Os objetivos dos encontros serão acompanhar o planejamento didático-pedagógico das ações formativas; estabelecer o cronograma de ofertas dessas ações e orientar acerca dos procedimentos administrativos necessários à atuação dos formadores.

Data da última modificação: 07/03/2022, 16:37