Servidor em foco Servidor em foco

Voltar

Sipatma informa e acolhe usuários e profissionais do HC

Nos primeiros dias de Sipatma, foram dadas orientações para funcionários e usuários sobre a higiene das mãos com álcool em gel e o adequado uso da máscara

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho e Meio Ambiente (Sipatma) do Hospital das Clínicas da UFPE encerrou, hoje (4) à tarde, com um balanço positivo das ações desenvolvidas desde o último dia 28, data de início do evento. Com o tema “Adaptar-se é preciso”, os membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) do HC realizaram uma série de atividades itinerantes, a fim de levar informação e acolher os profissionais e também usuários nesta retomada dos atendimentos presenciais no hospital-escola. O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.

“A Sipatma foi ótima! Conseguimos atingir um bom quantitativo de profissionais, sejam servidores, empregados públicos ou terceirizados. Fomos nas enfermarias, ambulatórios, área de manutenção, limpeza, corredor administrativo, entre outros espaços do hospital, dando dicas de saúde mental, e mostrando a eles que a Cipa está ativa para apoiá-los”, explicou a presidente da Cipa, Raíssa Bezerra. A Cipa é a comissão que organiza e realiza a Sipatma.

Foto: Divulgação

Semana terminou hoje com balanço positivo

Nos primeiros dias de Sipatma, foram dadas orientações para funcionários e usuários sobre a correta higiene das mãos com álcool em gel e o adequado uso da máscara e, com o apoio do Núcleo de Humanização do HC, também foi feita a distribuição de máscaras e álcool em gel para os pacientes. Já, nesta semana, a dinâmica foi voltada exclusivamente aos colaboradores do hospital, buscando realizar uma escuta e alertá-los sobre a importância da manutenção da saúde mental.

“Promovemos uma dinâmica de grupo em que cada profissional sorteou uma palavra e falou o significado dela no contexto atual. Palavras como pandemia, resiliência, família foram algumas das selecionadas. A partir da percepção desse profissional, os outros membros da equipe se colocaram em seu lugar e interagiram”, explicou Raíssa.

Além dessa escuta, os membros da Cipa orientaram os profissionais sobre os canais de apoio existentes, e a importância de compartilhar as emoções e de buscar ajuda de um especialista. O tradicional Alô, Sipatma (que deu brindes especiais para quem atendeu o telefone com a saudação “Alô, Sipatma); homenagem aos profissionais que estão na linha de frente durante a pandemia e entrega de mensagens de motivação também fizeram parte da programação.

SOCIAL – A Sipatma Social continua. O evento está arrecadando alimentos não perecíveis e produtos de higiene pessoal para os pacientes internados no HC em situação de vulnerabilidade social. Os interessados em participar podem realizar a doação até o fim de agosto, depositando o item numa caixa, localizada no hall da Portaria 1 do HC.

Data da última modificação: 04/08/2020, 19:21