Voltar

UFPE lamenta falecimento do professor Roberto Cavalcanti de Albuquerque

O docente era advogado e economista com estudos voltados para a história social, cultural e regional

A Universidade Federal de Pernambuco, com profundo pesar, compartilha a informação do falecimento do professor Roberto Cavalcanti de Albuquerque, ocorrido no último sábado (29), de causas naturais, aos 81 anos. Aposentado como professor da Faculdade de Direito do Recife, o docente era advogado e economista com estudos voltados para a história social, cultural e regional. Ingressou na UFPE, por concurso público, em 1962.

Como especialista em desenvolvimento regional, além de produzir artigos sobre o tema, teve cerca de 25 livros publicados no Brasil e no exterior; entre eles: “O desenvolvimento Social do Brasil” (2011), “Gilberto Freyre e a Invenção do Brasil” (2000) e a obra “Coronel, Coronéis: apogeu e declínio do coronelismo no Nordeste” (1965), em parceria com Marcos Vilaça, que teve cinco edições brasileiras e cinco estrangeiras.

Cavalcanti exerceu cargos de gestão em âmbito nacional, como superintendente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), secretário de Planejamento da da Presidência da República (1974-1979) e outros. Também foi membro de conselhos do CNPq, da Sudene e do Instituo do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (1982-2000).

Data da última modificação: 01/09/2020, 17:38