UFPE realiza Congresso Internacional de Direitos Humanos, Cultura de Paz e Segurança Pública de hoje (21) a quinta-feira (23)

Todas as conferências iniciam a partir das 14h e serão transmitidas ao vivo pelo canal do YouTube da UFPE

A UFPE realiza, de hoje (21) a quinta-feira (23), o Congresso Internacional de Direitos Humanos, Cultura de Paz e Segurança Pública e a 16ª Semana de Cultura de Paz”, realizado pela Comissão de Direitos Humanos Dom Helder Câmara e pelo Programa Virtus da Universidade. Dentre os temas que serão abordados, destacam-se, dentre outros: dia 21 – Direitos Humanos no Brasil, por Fábio Eon (Unesco/Brasil); dia 22 – Segurança e Democracia, por Luiz Eduardo Soares (UFRJ), A LGPD interpretada como uma Lei de Direitos Humanos, por David Carvalho (Universidade de Fortaleza); e no dia 23/09 – Justiça Restaurativa, Direito à cidade e à moradia, e Resolução de Conflitos. Todas as conferências iniciam a partir das 14h e serão transmitidas ao vivo pelo canal oficial do YouTube da UFPE

O evento, cujo tema este ano é “Pela construção de uma nova sociabilidade”, é dirigido à comunidade científica, professores, estudantes e profissionais da área de Direitos Humanos, Cultura de Paz, Segurança Pública e áreas afins, e contará com a participação de renomados palestrantes e juristas nacionais e internacionais. As inscrições podem ser feitas no site do evento, onde também está disponível a programação.

Integram a organização do evento a Comunidade Interdisciplinar de Ação, Pesquisa e Aprendizagem da UFPE; o Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos da UFPE; o Programa de Ciência e Cultura de Paz da UFPE; Espaço de Diálogo e Reparação da UFPE; a Comissão de Ética da UFPE e Ouvidoria da UFPE.

Este congresso traz com objetivo geral divulgar a temática dos Direitos Humanos, a Cultura de Paz e a Segurança Pública e os seguintes objetivos específicos: estimular pesquisa e aprofundar discussões sobre a temática dos Direitos Humanos, a Cultura de Paz e Segurança Pública; aproximar pesquisadores que trabalham com temas correlatos; promover maior integração do Mestrado em Direitos Humanos com grupos de pesquisas de outras regiões e oportunizar o debate envolvendo outros campos de pesquisas interdisciplinares. A programação será composta de uma mesa de debate a cada dia, seguida das apresentações dos trabalhos nos GTs. Os homenageados são: Marielle Franco (In memoriam), padre Júlio Lancellotti e Luigi Tenderini.

Data da última modificação: 21/09/2021, 15:54