Professores e estudantes do CAA-UFPE oferecem Oficina de Produção Sonora para Rádio Comunitária, Whatsapp e Webrádio

A ideia é estimular a comunidade a produzir conteúdo que previnam a dengue, zika e chicungunha

De 30 deste mês a 3 de setembro, professores e estudantes dos cursos de Comunicação Social e de Medicina do Centro Acadêmico do Agreste (CAA), juntamente com discentes do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPE, do Campus Recife, irão realizar Oficina de Produção Sonora para Rádio Comunitária, Whatsapp e Webrádio destinada para jovens do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e da Livroteca Brincante do Pina, organização comunitária localizada no bairro do Pina, no Recife.

O objetivo da oficina é oferecer elementos para a comunidade criar produtos sonoros voltados para a prevenção das arboviroses (dengue, zika e chicungunha), que sejam veiculados, tanto em rádios comunitárias, educativas e públicas, como pelo Whatsapp.

A oficina é uma das ações do ArboControl, projeto coordenado pela Universidade de Brasília, que envolve instituições de cinco regiões do País. Em Pernambuco, o projeto de Extensão Solte Sua voz: os invisíveis midiáticos assumiu a coordenação local do ArboControl.

Coordenado pelas professoras Giovana Mesquita (Comunicação) e Carol Paz (Medicina), ambas do CAA, o Solte sua Voz tem como objetivo dar visibilidade para grupos sociais em situação de vulnerabilidade social. Além disso, o projeto apoia e incentiva a produção de conteúdo para mídias comunitárias, propondo-se a contribuir com a democratização da comunicação. O Solte Sua Voz é um dos projetos integrantes do Observatório de Vida Agreste (OVA), laboratório do curso de Comunicação da UFPE.

A oficina será inteiramente gratuita e para segurança dos participantes acontecerá à distância, pela plataforma Google Meet. Ao longo de cinco dias de aula, serão discutidos o passo a passo da criação de produções sonoras, desde a pesquisa e escolhas de temas, até a edição e divulgação nas rádios comunitárias, educativas e públicas, bem como, nas redes sociais e em plataformas de streaming.

Além das aulas sobre linguagem sonora, produção de roteiro, edição, gêneros e formatos de mídia sonora, os participantes da oficina ainda serão convidados a refletir sobre a importância da comunicação como um direito humano, a Comunicação Comunitária como espaço de democratização da informação e sobre as formas de prevenção e tratamento das arboviroses (dengue, zika e chicungunha).

Data da última modificação: 27/08/2021, 17:47