Professora Salete Cavalcanti vai receber o Prêmio Anpocs de Excelência Acadêmica Antônio Flávio Pierucci em Sociologia

Entrega da premiação será virtual no dia 19 de outubro, no 45° Encontro Anual da Anpocs

A professora Josefa Salete Barbosa Cavalcanti, que atua nos Programas de Pós-Graduação em Antropologia e Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), vai receber o Prêmio Anpocs de Excelência Acadêmica Antônio Flávio Pierucci em Sociologia. A distinção, concedida pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs), leva em consideração as contribuições acadêmicas, o impacto da produção intelectual e o trabalho institucional em prol das ciências sociais.

Salete atua nas Pós-Graduações em Antropologia e Sociologia da UFPE

A entrega da premiação será virtual e acontece no dia 19 de outubro, das 9h30 às 12h30, como parte da programação do 45° Encontro Anual da Anpocs.A apresentação da premiada será realizada por Maria Stela Grossi Porto, professora emérita da Universidade de Brasília (UnB). Além de Salete, a docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Elisa Reis também será contemplada. Há dois anos, a professora emérita da UFPE Silke Weber também foi agraciada com o mesmo prêmio.

“Fico muito feliz como um reconhecimento pelo trabalho realizado”, afirma Salete, que se aposentou do Departamento de Sociologia da UFPE em 2020, mas segue atuando na pós-graduação. Para ela, que é membro da Academia Pernambucana de Ciências (APC), o prêmio é resultado do trabalho realizado como professora de graduação e pós-graduação e na formação de pesquisadores, além das orientações, publicações, parcerias e participações em associações científicas nacionais e internacionais.

A professora destaca não apenas o reconhecimento dos seus pares, mas também o reconhecimento ao trabalho das instituições por onde passou em sua carreira. “É uma etapa na vida da gente quando você chega a um momento em que sua contribuição se torna visível”, destaca. Para ela, em um tempo de confinamento, é ainda uma oportunidade de estar presente durante a celebração do evento, ainda que de forma virtual. “Isso mostra que não estamos tão isolados assim”, ressalta.

Salete atuou professora visitante nas seguintes universidades: University of Wisconsin Madison, Cardiff University, Sam Houston State University, Universität Hamburg, Freie Universität Berlin, Universidad Nacional del Comahue, Universidad Nacional de Córdoba – Argentina, University of Southampton, Université de Toulouse, Universidad de Murcia, Universidad Autónoma de Madrid e École des Hautes Études en Sciences Sociales. Participa do corpo editorial de revistas científicas nacionais e internacionais.

Orientou mais de 120 pós-doutorados, teses de doutorado, dissertações de mestrado e trabalhos de iniciação científica. Publicou 13 livros, dos quais cinco com parcerias internacionais. Seus principais temas de trabalho são: globalização da agricultura e dos alimentos; desigualdades sociais; desenvolvimento rural, agricultura familiar, meio ambiente; sociedades camponesas; trabalhadores/as migrantes; cadeias globais e fruticultura no Sertão do São Francisco.

ANPOCS - Fundada em 1977, a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs), entidade de direito privado sem fins lucrativos, reúne mais de uma centena de centros de pós-graduação e de pesquisa em antropologia, ciência política, relações internacionais e sociologia de todo o Brasil. Diferentemente de outras associações científicas, a Anpocs é composta por sócios institucionais e não por pesquisadores individuais.

Data da última modificação: 16/09/2021, 22:13