Professor japonês Daisaku Ikeda recebe amanhã (4) o título de Doutor Honoris Causa da UFPE

Evento será realizado de forma presencial, às 9h, na Concha Acústica da Universidade

O professor Daisaku Ikeda vai receber o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) amanhã (4), às 9h, em cerimônia na Concha Acústica da Universidade. A concessão foi decidida, por unanimidade, pelo Conselho Universitário (Consuni), em março deste ano. Mundialmente reconhecido como construtor da paz, o homenageado é filósofo, humanista, pacifista, fotógrafo e poeta laureado, formado em Ciências Políticas e Econômicas pela Universidade Fuji de Tóquio, no Japão. O título de Ikeda foi proposto pelo reitor Alfredo Gomes. Haverá transmissão da solenidade pelo canal da UFPE no YouTube.

Ikeda é um entusiasta da união entre as universidades federais do Nordeste e apoiador das recentes ações de cooperação da Rede de Universidades Federais do Nordeste da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Rene-Andifes), por meio de parceria com a Universidade Soka, sediada em Tóquio.

BIOGRAFIA – O homenageado nasceu em Tóquio, no Japão, em 1928, o quinto de oito filhos, de uma família de agricultores de algas marinhas. Viveu, na sua juventude, as marcas do autoritarismo do regime político japonês, o que possivelmente mobilizou também o despertar para o exercício do aprimoramento humano. Ao longo da vida, vem trabalhando pela paz, humanização e erradicação de causas fundamentais em conflitos humanitários.

Ikeda criou o Sistema Educacional Soka, que abrange desde a Educação Infantil até o Ensino Superior. A primeira Escola Soka de Ensino Fundamental e Médio foi criada no Japão, em 1968. A primeira Universidade Soka, também criada no Japão, data de 1971. O Sistema Educacional Soka se expandiu, atualmente, para sete países, entre eles o Brasil e os Estados Unidos da América.

O professor envia propostas de paz anualmente à ONU, desde 1983. Neste mesmo ano, Ikeda recebeu a Medalha de Paz da ONU. A proposta de paz de 2003 intitulada “O Desafio do Desenvolvimento Global: educação para um futuro sustentável” é considerada um marco fundamental para o estabelecimento da década consagrada à Educação voltada para o Desenvolvimento Sustentável, promovida pela ONU entre os anos de 2005 e 2015.

Na proposta, Ikeda defende uma Cúpula Mundial de Educadores, ideia também manifestada na Proposta de Paz do ano de 2019, na qual sugere o intercâmbio de universidades com o propósito da transformação social. A outorga fará parte dos eventos oficiais da UFPE relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas.

TÍTULO – O título de Doutor Honoris Causa é uma honraria destinada a pessoas que tenham contribuído para o progresso da Universidade, da região ou do país, ou pela sua atuação em favor das ciências, letras, artes ou cultura. O título pode partir da indicação do reitor, do Conselho Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão ou dos Conselhos Departamentais dos Centros.

Data da última modificação: 03/12/2021, 15:12