HC inaugura novas instalações da Enfermaria de Saúde Mental hoje (20)

Novo espaço ganhou o nome do professor Osmar Gouveia, falecido em 2016, após mais de 30 anos de atuação no hospital e na Universidade

O Hospital das Clínicas da UFPE inaugurou as novas instalações da Enfermaria de Saúde Mental, na manhã de hoje (20). O local passou por serviços de melhorias que darão mais conforto a pacientes e profissionais e homenageia o professor Osmar Gouveia, falecido em 2016, após mais de 30 anos de atuação no hospital e na Universidade. O HC é unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Entre as melhorias realizadas, destacam-se os serviços de pintura, substituição das instalações elétricas e hidráulicas, substituição do revestimento dos banheiros, recuperação do piso, substituição de todas as portas e de todas as luminárias, entre outros. As melhorias custaram R$ 235.067,80, recurso proveniente do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), liberado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal do Ministério da Educação.

“A entrega de um espaço como esse é muito importante para a Universidade Federal de Pernambuco e para o HC. Gostaria de saudar a todos os profissionais que vão construir o dia a dia do cuidado com a nossa população, seguindo o modelo desenvolvido pelo professor Osmar Gouveia que é uma referência na área”, ressaltou o reitor Alfredo Gomes.

Essa foi a segunda Enfermaria do HC a passar por melhorias neste período de pandemia – a primeira havia sido a de Doenças Infecciosas e Parasitárias, que está recebendo e tratando pacientes com a Covid-19. “Temos que eleger as prioridades das prioridades e essas melhorias refletem o momento pelo qual estamos passando com a pandemia, que é caracterizada por quatro ondas (que atingem o sistema de saúde): os pacientes infectados com o novo coronavírus, as pessoas com doenças crônicas com atendimentos represados, as complicações da Covid-19 e o impacto na saúde mental”, explicou o superintendente do HC, Luiz Alberto Mattos, que destacou ainda a dedicação da equipe de saúde mental.

Presente à cerimônia de inauguração, a viúva do homenageado, Maria da Conceição Gouveia, agradeceu o reconhecimento pelos 33 anos de trabalho do professor Osmar no HC (de 1980 até 2013). “Ficamos muito emocionados desde que soubemos da homenagem. Osmar era muito dedicado ao hospital, aos pacientes, aos estudantes, aos residentes e a todos os colegas de trabalho”, relatou Maria da Conceição.

“Hoje temos um ambiente mais seguro, mais confortável e mais digno para realizar a assistência aos nossos pacientes internados. Isso tem reflexo direto na qualidade desse cuidado e na qualidade da saúde do trabalhador. Um ambiente mais saudável e com uma equipe mais saudável constituem condições fundamentais para acolher e cuidar do sofrimento mental dos nossos pacientes”, afirmou o chefe da Unidade de Atenção Psicossocial do HC, Tiago Durães.

BENEFÍCIOS – Além da melhoria no ambiente de assistência aos usuários do SUS, as novas instalações impactam positivamente na qualidade do ensino e da pesquisa. “O conforto é maior também para os profissionais, residentes, estagiários e estudantes do setor que, de fato, passam a aprender, com o ambiente reformado, sobre as condições mais próximas do ideal para a realização da prática diária. Estamos revisando também a qualidade e armazenamento dos dados para as futuras pesquisas científicas e para os já rotineiros trabalhos de conclusão de estágios no setor”, salientou o psiquiatra Tiago Durães.

O projeto de adequações da Enfermaria foi pensado visando à segurança do paciente e melhoria das condições de trabalho da equipe de assistência. “O projeto contemplou ações de melhorias no espaço físico existente para que o atendimento possa ser prestado de forma mais humanizada e solucionando algumas questões de deficiência de ambientes como, por exemplo, o posto de enfermagem, o consultório e o DML (Depósito de Material de Limpeza)”, explicou a chefe da Unidade de Engenharia e Arquitetura, Flávia Góes.

Data da última modificação: 20/04/2021, 16:49