Estudantes e pesquisadores da UFPE que farão intercâmbio acadêmico no exterior podem pegar declaração para se vacinar

Decisão avalia importância da mobilidade acadêmica para a formação e o aperfeiçoamento

A Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) ampliou ontem (4) a vacinação contra a Covid-19 para estudantes e pesquisadores vinculados a instituições de ensino regular que realizarão intercâmbio acadêmico no exterior no segundo semestre de 2021. Com a emissão de vistos e entrada em muitos países condicionada à vacinação, o Programa Nacional de Imunização (PNI-PE) passa a incluir esse público como grupo prioritário, tendo em vista a importância da mobilidade acadêmica para formação e aperfeiçoamento de recursos humanos para a nossa região. A demanda sobre a mobilidade internacional da comunidade acadêmica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) foi apresentada por gestores da instituição às autoridades sanitárias e também às agências de fomento à pesquisa.

Além de ser necessário já ter a viagem marcada para este ano, a SES-PE também exige a apresentação de comprovação expressa da necessidade da imunização. A Prefeitura do Recife confirmou que a imunização desse público, na capital, será feita com vacinas aceitas no país de destino. Os estudantes e pesquisadores da UFPE que se enquadrem neste grupo devem preencher o formulário on-line disponibilizado pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI), anexando comprovante de vínculo com a UFPE e carta de aceite da instituição estrangeira referente ao segundo semestre de 2021.

Após a análise dos documentos, a DRI elaborará a declaração para a vacina contra a Covid-19 e entrará em contato com informações sobre o recolhimento do documento físico na Reitoria da UFPE. O processamento da declaração não é imediato, portanto o formulário deve ser preenchido pelo menos dois dias úteis antes da data agendada para aplicação da vacina. Confira no site da DRI a relação de declarações que já podem ser recolhidas presencialmente na Reitoria da UFPE, com local e horário da coleta.

Diretoria de Relações Internacionais

secci@ufpe.br