Centro de Artes e Comunicação sedia Congresso de Literatura Fantástica

Inscrição pode ser efetivada no primeiro dia do evento, antes da conferência de abertura

Da assessoria do evento

O Congresso de Literatura Fantástica (Clif), uma iniciativa do Núcleo de Estudos Oitocentistas Belvidera, grupo de pesquisa do Departamento de Letras da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), chega à sua 8ª edição com uma programação repleta de conferências de pesquisadores brasileiros e estrangeiros. O evento é gratuito, aberto a todos e ocorre no Centro de Artes e Comunicação (CAC) nos dias 30 e 31 deste mês e 1º de novembro. A inscrição pode ser efetivada no primeiro dia do evento, antes da conferência de abertura.

O tema deste ano é “A metamorfose na literatura fantástica”, partindo de uma ampla ideia sobre a metamorfose. Sendo ela não só um motivo da literatura imaginativa – quando mostra a passagem e a mescla de personagens entre os reinos animal, vegetal, mineral etc e as transformações de seres em coisas e vice-versa –, mas significando também a mudança das próprias formas literárias, o que potencializa a escrita do fantástico.

O 8º Clif trará desde palestras e comunicações a mostra de curtas-metragens e lançamento de livros teóricos e ficcionais. O professor Flávio Garcia, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), realiza conferência sobre as metamorfoses por que passa o conceito de ficção fantástica desde o século 19 até a contemporaneidade, que vem sendo sempre rediscutido e ampliado.

Já o professor Davi Pessoa de Lira, da UFPE, versará sobre a incidência da metamorfose na literatura clássica e suas implicações na literatura hermética, através de textos antigos e das ideologias e conceitos da época, enquanto o professor Erwin Snauwaert, da Katholieke Universiteit Leuven, na Bélgica, fala sobre a metamorfose na literatura fantástica peruana contemporânea, percebendo as diferenças que o pós-modernismo operou no tema em questão. A programação está no site do evento.

Nos três dias do eventos haverá também uma feira de livros, com estandes de editoras, livrarias e sebos locais, além do lançamento de livros dos conferencistas e escritores que comparecerão ao congresso. O evento promete uma excelente troca de ideias e problematizações conceituais que contribuem para alargar e enriquecer as teorias do fantástico e os estudos literários, e para estreitar e fomentar os diálogos entre as artes.

Data da última modificação: 17/10/2018, 13:10