Ato político, cultural e pedagógico homenageia Paulo Freire

A gravação da live está disponível no canal da UFPE no YouTube

No âmbito das comemorações pelo centenário do patrono da Educação Brasileira e educador pernambucano Paulo Freire, transcorrido no último domingo (19), a UFPE promoveu, junto com a Confederação dos Trabalhadores em Educação (CNTE), uma live com caráter de ato político, cultural e pedagógico, que reuniu representantes de fóruns, redes, conselhos e instituições de ensino que atuam em defesa da educação no país. Na mesma linha do método pedagógico criado pelo homenageado, o reitor da UFPE, Alfredo Gomes, conclamou os assistentes a “fazer a transformação necessária para promover a mudança nesse país”. A gravação da live está disponível no canal da UFPE no YouTube

Foto: Anderson Lima

Evento contou com várias depoimentos e apresentações artísticas

Ao saudar as mais de 12 mil pessoas que assistiram ao evento virtual, o professor e presidente da CNTE, Heleno Araújo, se referiu à “gente guerreira da luta pela escola libertadora”, aludindo ao ensinamento freireano: “Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo”. Em seguida, Dalila Andrade Oliveira, da Rede Latino-Americana de Estudos sobre o Trabalho Docente, destacou que “o pensamento de Freire não começa nem termina nesse ato; deve guiar nossa luta pelo menos para os próximos 100 anos”, e complementou: “Paulo Freire vive em cada trabalhador ou trabalhadora da educação”.

Já a coordenadora da Escola de Formação da Confederação dos Trabalhadores da Agricultura (Contag), Raimunda Oliveira, denunciou que o pensamento crítico está sendo atacado não somente no Brasil, mas no mundo inteiro e afirmou que “celebrar o centenário é mais do que celebrar a imagem dele, é construir um movimento de resistência contra tudo isso”.

Referindo-se o educador pernambucano como o maior filósofo do Brasil em todos os tempos e maior educador popular que o mundo já conheceu, o senador pernambucano Humberto Costa (PT) pontuou que não é por acaso que o legado de Freire sofre perseguição das forças obscurantistas de todo o mundo e concluiu: “Ele procurou fazer do ato de educar um ato de libertação para quem educa e para quem aprende”.

ARTISTAS – Em um dos vídeos exibidos durante a live, que contou com apresentações artísticas do Trio Cavouco, Silvério Pessoa, Alceu Valença, bloco lírico Flor da Lira de Olinda, quadrilha junina Origem Nordestina, maracatu Estrela Brilhante do Recife e da cordelista Mariane Bigio e foi encerrado com show de Alceu Valença, o ex-presidente Lula testemunhou sua honra de ter convivido proximamente e viajado muito com Paulo Freire. Ele declarou que “onde quer que a gente chegasse havia gente que conhecia e admirava o educador; eu, poucas vezes, vi alguém tão generoso ao lidar com outro ser humano”. Ainda na modalidade virtual, por meio de vídeos, outras autoridades manifestaram o respeito e admiração pelo patrono da Educação brasileira.

Entre as instituições promotoras do evento virtual, junto com UFPE, CNTE e Leal, estão ainda as entidades que compõem o Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE), a Rede de Estudos Latino-Americanos sobre o Trabalho Docente (Red Estrado), o Conselho de Educação Popular da América Latina e do Caribe (CEAAL) e a Academia Pernambucana de Ciências (APC).

Confira aqui o álbum de fotos, de autoria de Anderson Lima, da Ascom-UFPE.

Data da última modificação: 21/09/2021, 18:15