Notícias Notícias

Voltar

Univerciência aborda estudos sobre arborização urbana, adubo orgânico e palmilha inteligentes e modernização na cidade de Fortaleza

O programa vai ao ar na TVU Recife nesta quinta (12), a partir das 20h

A TV Universitária (TVU Recife) exibe nesta quinta-feira (12), a partir das 20h, mais uma edição do programa Univerciência. A edição desta semana vai apresentar uma pesquisa que mostra a importância da arborização das cidades, um estudo que resultou em um adubo orgânico inteligente e um guia de arquitetura que registra as mudanças na modernização da cidade de Fortaleza. A atração vai mostrar ainda a criação de uma palmilha inteligente capaz de identificar fatores que provocam a queda de pessoas idosas.

Uma política de arborização pode transformar o cotidiano das grandes cidades, já que um espaço urbano cercado pelo verde contribui, especialmente, para o controle da temperatura. Estudantes do curso de Engenharia Florestal, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, em Vitória da Conquista, desenvolveram uma pesquisa que tem como objetivo mostrar a importância da arborização e quais os impactos dessa ação no cotidiano das pessoas.

É inegável a importância da agricultura familiar para a economia nacional. Uma atividade que gera emprego e produz alimentos de qualidade por meio de sistemas agrícolas diversificados. Para auxiliar no aumento da qualidade de produção dos agricultores da cidade de Guanambi, no sertão produtivo da Bahia, agora contam com um novo adubo orgânico, desenvolvido por pesquisadores do Instituto Federal Baiano.

A cidade de Fortaleza, no Ceará, passou por um processo de modernização que deixou marcas importantes na estética da cidade. Para documentar essa fase de transição arquitetônica, de 1930 a 1960, pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC) criaram um guia da arquitetura protomoderna da cidade com o objetivo de catalogar e ajudar a preservar esse patrimônio. 

Em Campina Grande, na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), pesquisadores desenvolveram uma palmilha inteligente que, através da pisada, pode identificar parâmetros que podem provocar a queda de pessoas idosas. A pesquisa também busca outras finalidades.

O Univerciência é o primeiro programa brasileiro de TV e internet dedicado à popularização da ciência produzida no nordeste brasileiro. Criado em 2020 pela TV UESB, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, a partir da parceria entre a TV Brasil, TVE Bahia e cerca de 50 instituições públicas de ensino superior de toda a região, o programa conta com conteúdos colaborativos com alcance e repercussão nacional, através da veiculação em mais de 25 TVs públicas, educativas, culturais e universitárias, e nos canais das emissoras e das universidades na internet.

O conteúdo produzido pode ser assistido em diferentes dias e horários nas diversas emissoras de TV aberta, em 27 estados brasileiros, além do Canal Saúde e Canal Futura, e é disponibilizado semanalmente na internet pelas TVs e universidades participantes. A partir da nova parceria com a TV Brasil, o potencial de alcance do programa chega a 180 milhões de pessoas. Entre estudantes, docentes e técnicos, as instituições que produzem o Univerciência contam com mais de 800 mil pessoas, além de mais de 8 milhões de pessoas nas redes sociais.

Data da última modificação: 11/09/2024, 15:30